Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

O que explicaria as tatuagens encontradas em múmias do Egito Antigo?

Estudo analisou as curiosas tatuagens encontradas em múmias da antiga civilização

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 10/11/2022, às 17h54 - Atualizado em 20/01/2023, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatuagem encontrada em múmia - Divulgação / Anne Austin et.al
Tatuagem encontrada em múmia - Divulgação / Anne Austin et.al

Um estudo publicado no mês de outubro de 2022 no periódico Journal of Egyptian Archaeology apontou que as tatuagens em múmias e estatuetas encontradas no local do Novo Reino de Deir el-Medina (1550 a.C. a 1070 a.C.) podem estar ligadas ao antigo deus egípcio Bes. A divindade protegia mulheres e crianças na hora do parto, conforme a crença da época.

“Como nunca desembrulharíamos pessoas mumificadas, nossas únicas chances de encontrar tatuagens são quando os saqueadores deixaram a pele exposta e essa ainda está presente para vermos milênios depois que uma pessoa morreu”, disse a arqueóloga Anne Austin à Live Science.

Ela, quem é coautora do artigo, explicou que sua equipe encontrou, em meio a restos humanos, o osso do quadril esquerdo de uma mulher de meia-idade. Nessa área, havia pele com padrões de coloração preta escura, o que seria parte de uma tatuagem.

Na parte esquerda do desenho, os especialistas identificaram uma representação do  deus Bes e uma tigela, que seriam símbolos da purificação ritual feita pelas mulheres semanas após o parto.

Reconstrução de tatuagem de uma das mulheres mumificadas / Crédito: Divulgação / Anne Austin

Uma segunda tatuagem, encontrada no corpo de outra mulher também de meia idade representava um Olho de Hórus e uma possível imagem de Bes, que estaria usando uma coroa de penas. Segundo a fonte, ambas as figuras são símbolos de proteção e cura.

Nessa segunda tatuagem havia ainda uma linha em ziguezague que representaria pântanos com águas refrescantes. Citadas em textos médicos do Antigo Egito, elas seriam utilizadas para ajudar a aliviar a dor da menstruação e também do parto.

Tatuagens em estatuetas

Outra arqueóloga, que também participou do estudo, apontou que estatuetas de argila encontradas há algumas décadas foram reexaminadas.

A partir dessa nova análise, as pesquisadoras perceberam que as três figuras de barro em questão foram decoradas com tatuagens na região das coxas e lombar, representando o deus Bes.

“Quando colocadas em contexto com artefatos e textos do Novo Reino, essas tatuagens e representações de tatuagens teriam se conectado visualmente com imagens referenciando mulheres como parceiras sexuais, grávidas, parteiras e mães participando dos rituais pós-parto usados ​​para proteção da mãe e da criança”, escreveram as autoras do artigo.

Confira aqui o estudo completo.