Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Templos no Iraque sugerem conexão com Alexandre, o Grande

Os arqueólogos descobriram os templos na antiga megacidade de Girsu, no Iraque, com tijolo indicando relação ao grande general

Redação Publicado em 07/12/2023, às 19h12 - Atualizado em 09/12/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Réplica do Templo Helenístico de Girsu dedicado a Hércules e Ningirsu - Reprodução / The Girsu Project e artefacts-berlin.de
Réplica do Templo Helenístico de Girsu dedicado a Hércules e Ningirsu - Reprodução / The Girsu Project e artefacts-berlin.de

Recentes escavações lideradas pelo Museu Britânico no sudeste do Iraque desenterraram uma descoberta notável: dois templos 'gêmeos, sendo o mais recente datado do século 4 a.C., sugerindo uma possível conexão com Alexandre, o Grande. A cidade de Girsu, conhecida atualmente como Tello, foi o local das escavações realizadas como parte do Projeto Girsu.

Os arqueólogos identificaram o templo mais antigo, dedicado aos deuses sumério Ningirsu e grego Hércules, no mesmo local do templo mais recente. Esta coincidência aponta para um significado especial atribuído pelos habitantes da Mesopotâmia ao local.

O curador da Antiga Mesopotâmia do Museu Britânico, Sebastien Rey, liderou a escavação e destacou a descoberta de uma moeda grega antiga, um dracma de prata, sob um altar.

A presença de um tijolo cozido com inscrições em aramaico e grego, referindo-se ao “doador de dois irmãos”, levanta a possibilidade de uma conexão com Alexandre, o Grande, que governou vastas regiões durante seu tempo de glória. A inscrição presta homenagem a Zeus, simbolizado por um raio e uma águia, e destaca o nome raro “Adadnadinakhe” como um título cerimonial.

Tijolo com inscrição que referencia Alexandre, o Grande - Crédito: Reprodução / The Girsu Project

Outras descobertas

“A inscrição é fascinante porque menciona um nome babilônico enigmático escrito em grego e aramaico”, explicou Rey ao WordsSideKick. Uma moeda cunhada na Babilônia, “sob a autoridade de Alexandre, o Grande”, apresenta Hércules de um lado, lembrando as representações de Alexandre, e Zeus do outro, segundo o Live Science.

Embora não se saiba ao certo se Alexandre visitou o local, artefatos descobertos, incluindo oferendas pós-batalha e estatuetas de soldados em argila, indicam um contexto histórico significativo. 

“Mas ele pode ter tido a oportunidade de ir para lá, quer durante a sua estadia na Babilônia, quer fazendo um desvio no caminho para [a cidade de] Susa”, explicou Sebastien. "Significativamente, ele foi capaz de pagar seus soldados depois de tomar a Babilônia porque os cofres da cidade foram entregues a ele. Isso significava que Alexandre e seus generais tinham o controle da riqueza da região, e eles provavelmente usaram a prata babilônica para cunhar as muitas moedas da cidade."

O templo duplo destaca a importância da Mesopotâmia como ponto de interseção das culturas grega e suméria, proporcionando novas perspectivas sobre a história da região.