Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Índia

Karni Mata: O templo da Índia em que fiéis veneram ratos

Em templo famoso da Índia, os roedores são vistos como reencarnações humanas

Edgardo Martolio Publicado em 04/03/2023, às 15h27 - Atualizado em 13/04/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro dos ratos no templo indiano Karni Mata - Edgardo Martolio, Aventuras na História
Registro dos ratos no templo indiano Karni Mata - Edgardo Martolio, Aventuras na História

O templo dos ratos reverenciados, na Índia, é único no mundo. É uma experiência diferente, surpreendente, até nojenta. E é obrigatório entrar descalço! Se você se questionar por que não há ratos na cidade, a resposta é simples: eles têm muita comida que as pessoas levam como oferendas. Dizem que os roedores não saem do templo indiano Karni Mata.

A lenda é longa, no entanto, famosa na cidade Deshnok, próxima de Bikaner. Em resumo, esses ratos são vistos como reencarnações humanas, e a reencarnação também é inversa, ou seja, cada rato morto representa também o nascimento de um humano na aldeia do templo. Já a presença de um rato branco tem outro significado: além de representar a sorte, configura, supostamente, uma reencarnação da deusa ou um herdeiro.

Imagem mostra a parte externa do templo Karni Mata /Crédito: Edgardo Martolio, Aventuras na História

Por isso, as pessoas levam comida e se dirigem até um altar iluminado onde se ajoelham ao lado dos roedores, falam com eles e parecem tocá-los ao assumirem que estão conversando com parentes do passado e... do futuro!

Os ratos

Não existem inúmeros ratos como antes. Dizem haver menos a cada dia porque as oferendas que os devotos levam incluem muito leite - algo raro na alimentação de ratos, mas que não fica de fora no templo - e doces (que normalmente não comem). Como consequência, são dois elementos que rapidamente os tornam diabéticos.

Ratos consomem leite no templo Karni Mata, na Índia /Crédito: Edgardo Martolio, Aventuras na História

Se consomem só leite, vivem até 6 meses, se comerem doces, dois meses. O cenário atual revolta fiéis, que temem o desaparecimento dos roedores em uma década. Todos são diabéticos, não têm muito pelo, engordam e são lentos.

Embora a ciência determine que é impossível, na Índia as pessoas batem o pé ao afirmar que ninguém nunca ficou doente pelo contato com os ratos. Assim, os devotos vão o tempo todo ao templo, e não deixam de comparecer ao Festival Anual de Navaratri, que dura nove dias. Mas por que nove dias? Bom, o número compreende o total de reencarnações do filho da deusa. Nos nove dias que se seguem, há uma fila de até seis horas para chegar ao altar, 24 horas.

Registro mostra os redores se alimentando no templo indiano /Crédito: Edgardo Martolio, Aventuras na História

Edgardo Martolio é jornalista e escritor (laureado com o Troféu Raça Negra, da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sóciocultural – Afrobras– e pela Universidade Zumbi dos Palmares – Unipalmares – em 2008).