Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Nome do líder do Grupo Wagner está em lista de passageiros de avião que caiu na Rússia

O acidente envolvendo o jato executivo aconteceu nesta quarta-feira, 23

Redação Publicado em 23/08/2023, às 15h04 - Atualizado às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times

Nesta quarta-feira, 23, foi informado pela Rússia que dez pessoas morreram em um acidente envolvendo um jato executivo na região de Tver, norte de Moscou. Dentre os nomes da lista de passageiros, encontra-se Yevgeny Prigozhin, de 62 anos, líder do Grupo Wagner, segundo informações da agência Tass atribuídas à agência de avião civil do país e repercutidas pelo G1. Não se sabe se ele embarcou.

Yevgeny faz parte da liderança do Grupo Wagner, exército de mercenários que esteve presente em diversas guerras, incluindo a invasão da Ucrânia realizada pela Rússia no início de 2022. O grupo chamou atenção em junho, após uma tentativa de golpe em território russo. 

Na época, o grupo o qual Yevgeny liderava entrou em uma campanha para fazer a destituição do ministro de Defesa russo. Quanto ao avião, o mesmo realizava um voo que tinha partido de Moscou e tinha como destino São Petesburgo.

Outros detalhes 

O líder do grupo, Yevgeny, tem como maioria de seus combatentes ex-detentos recrutados da prisão. Em uma revolta comandada por Prigozhin em junho passado, seus combatentes tiveram o município de Rostov-on-Don sob controle, além de terem iniciado um avanço em direção da capital do país. Na ocasião, eles realizaram a derrubada de helicópteros militares em Rostov-on-Don.

As ações do grupo foram repreendidas por Vladimir Putin, presidente da Rússia, que relatou que o caso iria ser respondido com firmeza após ele tratar a situação como um ato de traição.