Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Casamento gay

Nos Estados Unidos, Biden assina lei que protege casamento gay

A assinatura da lei aconteceu na Casa Branca, na última terça-feira, 13

Redação Publicado em 14/12/2022, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden assinando a nova lei, na Casa Branca - Getty Images
Joe Biden assinando a nova lei, na Casa Branca - Getty Images

Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, assinou uma lei que protege o casamento entre pessoas do mesmo gênero no país na última terça-feira, 13. Tal legislação serve como uma reação ao medo de que a Suprema Corte norte-americana pudesse revogar esse direito.

O documento também serve como um triunfo na luta pela igualdade. No gramado da Casa Branca, em um evento que teve 3 mil participantes, aconteceu a ratificação da lei. Alguns artistas se apresentaram no início da cerimônia, como o cantor Sam Smith e a cantora Cyndi Lauper.

No final do evento ocorreu a assinatura da lei. Bidenafirmou, ao promulgar a legislação, que isso de trata de um "passo crucial rumo à igualdade, à liberdade e à justiça, não apenas para alguns, mas para todos".

Decidir com quem se casar é uma das decisões mais pessoais que alguém pode tomar", afirmou o democrata, que defende que o casamento deve ser resumido a apenas duas perguntas: “Quem você ama?” e “‘Você será fiel a quem ama?”.

Detalhes da lei

Segundo o portal Opera Mundi, Bidendisse que a lei reconhece a todos o direito de responderem a essas perguntas sem nenhuma interferência do governo. A lei entra em vigor, automaticamente, com a assinatura do presidente. Ela foi aprovada na semana passada pelo Congresso norte-americano.

A medida irá servir para também proteger os casamentos inter-raciais, caso a maioria conservadora da Suprema Corte anule as decisões que protegem esse direito. A Suprema Corte derrubou leis em 16 estados dos Estados Unidos que impediam esse tipo de união, em 1967.