Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Incas

Novo documentário mostra história do império Inca sob perspectiva inédita

A produção exibe a pesquisa dos registros feitos pelos próprios Incas, os chamados quipus

Redação Publicado em 18/09/2023, às 11h38 - Atualizado em 20/09/2023, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Machu Picchu, no Peru - Divulgação / Canal Curta!
Machu Picchu, no Peru - Divulgação / Canal Curta!

O canal Curta! está apresentando um documentário inédito que oferece uma perspectiva inovadora sobre a civilização Inca, uma das sociedades antigas mais fascinantes devido ao seu avançado desenvolvimento social e tecnológico.

Dirigido por Thibaud Marchand, ‘Incas: Uma Nova História’ coloca a antropóloga norte-americana Sabine Hyland no coração dos Andes, explorando aldeias remotas que ainda mantêm as tradições do antigo império, com o objetivo de recontar a história inca sob uma nova ótica — a dos próprios incas e também de seus descendentes. 

Até agora, grande parte do que sabemos sobre os Incas vem de registros feitos pelos colonizadores espanhóis, que também foram responsáveis pelo declínio do império. O documentário busca trazer à tona registros que até então eram desconhecidos pela historiografia convencional. 

Sabine Hyland concentra sua pesquisa nos quipus, sistemas complexos de fios entrelaçados que armazenavam informações. Ao investigar quipus mantidos por comunidades remotas dos Andes, ela descobriu um sistema de escrita silábica, onde os nós representam sílabas ou pequenas palavras.

Se encontrarmos outros quipus como este datados do império Inca, e se conseguirmos decifrá-los, poderemos ouvir as palavras dos incas sobre sua própria história”, explicou ela.
Os quipus, dos Incas - Crédito: Divulgação / Canal Curta!

Busca por tesouros

O documentário também destaca o trabalho do arqueólogo Christophe Delaere, que busca artefatos antigos, incluindo um baú inca encontrado no mar, contendo miniaturas de ouro e conchas spondylus, frequentemente usadas como oferendas pelos povos pré-colombianos.

Além disso, a produção apresenta análises de ossos e dentes que revelam a diversidade social na cidade de Machu Picchu, um dos maiores tesouros arqueológicos da humanidade.

‘Incas: Uma Nova História’ está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, acessível na Claro TV+ e no site oficial do clube. A estreia está marcada para a próxima sexta-feira, 22 de setembro, às 23h, no canal na TV.