Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Frida Kahlo

Novo documentário sobre Frida Kahlo apresenta narrativa em primeira pessoa

Dirigida por cineasta peruana, a obra combina imagens de arquivo e animações interpretativas do trabalho da pintora mexicana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frida Kahlo em fotografia ao lado de uma de suas obras - Wikimedia Commons/Guillermo Kahlo e Divulgação
Frida Kahlo em fotografia ao lado de uma de suas obras - Wikimedia Commons/Guillermo Kahlo e Divulgação

Um novo documentário sobre Frida Kahlo (1907-1954) oferece uma perspectiva abrangente sobre a vida e obra da renomada artista mexicana. Dirigido por Carla Gutierrez, que estreia na direção de longas-metragens, o filme utiliza uma abordagem narrativa em primeira pessoa combinada com imagens de arquivo e animações interpretativas do trabalho da pintora.

Gutierrez, uma peruana que se mudou cedo para os Estados Unidos, teve seu primeiro encontro com as pinturas de Frida durante seus anos universitários.

Eu era uma jovem imigrante e havia uma pintura específica que realmente me apresentou à sua voz, em que ela aparece como artista na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Vi minha experiência vivida naquele momento refletida na pintura. Então, ela se tornou parte da minha vida”, disse ela, de acordo com o Correio 24 Horas.

Segundo a fonte, esse momento marcou o início de uma conexão pessoal e artística com Kahlo, inspirando-a a explorar mais profundamente sua vida e obra.

O projeto

Embora Gutierrez tenha trabalhado em projetos importantes anteriormente, como os documentários "RBG" (2018) e "Julia" (2021), foi a sugestão de um amigo diretor que a levou de volta aos livros da faculdade e, eventualmente, ao projeto sobre Frida Kahlo.

A falta de entrevistas extensas da própria Kahlo durante sua vida levou a equipe de filmagem a pesquisar em museus de todo o mundo, incluindo o Museu Frida Kahlo na Cidade do México, o Museu Nacional de Mulheres nas Artes em Washington e o Museu de Filatelia em Oaxaca, em busca de cartas íntimas e pessoais escritas pela artista.

Essas cartas oferecem um vislumbre único de sua personalidade, humor, opiniões e lutas, fornecendo um retrato mais completo e íntimo da icônica pintora.

O documentário, que se encontra disponível no Amazon Prime Video, visa oferecer uma nova perspectiva sobre o mundo interior de FridaKahlo, permitindo ao público uma compreensão mais profunda e crua de sua arte e sua vida.