Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Novo exoplaneta é do tamanho da Terra e pode ser coberto de lava

Este novo exoplaneta possui uma de suas faces constantemente voltada para sua estrela, o que explicaria a presença de lava em seu solo

Redação Publicado em 12/01/2024, às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de um exoplaneta - Divulgação/NASA
Ilustração de um exoplaneta - Divulgação/NASA

Na última quarta-feira, 10, um estudo publicado no The Astronomical Journal relatou a descoberta de um novo exoplaneta do tamanho da Terra, localizado na órbita da estrela HD 63433. Batizado de HD 63433 d, tem em seu nome a combinação do nome da estrela com uma letra do alfabeto, seguindo a ordem de descoberta de “a” a “z”. 

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, a pesquisa apontou que este é o menor exoplaneta na casa dos 500 milhões de anos. Além disso, ele se encontra oito vezes mais próximo de sua estrela, quando comparado com a distância entre Mercúrio e o Sol, o que leva os especialistas a acreditarem que seu lado diurno pode estar coberto de lava. 

Os astrônomos envolvidos na pesquisa também descobriram que este novo exoplaneta, de temperaturas de até 1.257 °C, apresenta um de lados sempre voltado para sua estrela, no que os especialistas chamam de órbita travada, o que significa que seu outro lado está mergulhado em uma noite infinita.

Os exoplanetas

Exoplanetas, também conhecidos como planetas extrassolares, são os planetas que circulam em torno de estrelas que não sejam o Sol, em outros sistemas planetários. Somente dentro de nossa própria galáxia, existem inúmeras estrelas e exoplanetas.

Até certo ponto da história humana, apenas nove planetas haviam sido identificados, todos localizados em nosso Sistema Solar, com Plutão sendo posteriormente reclassificado. Porém, dois cientistas identificaram o primeiro planeta orbitando uma estrela diferente em 1992, e desde então, milhares de exoplanetas foram descobertos.