Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Telescópio Webb detecta moléculas que indicam que exoplaneta abriga oceano

As moléculas estavam no exoplaneta K2-18 b, que se encontra em uma zona habitável a 120 anos-luz do nosso planeta

Redação Publicado em 12/09/2023, às 14h58 - Atualizado às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do exoplaneta K2-18 b, segundo dados científicos - Reprodução / Nasa
Representação do exoplaneta K2-18 b, segundo dados científicos - Reprodução / Nasa

Em uma zona habitável a 120 anos-luz da Terra, que orbita uma estrela anã na constelação de Leão, se encontra o planeta K2-18 b, que pode ter em seu interior um oceano de água. Isso é o que foi revelado por uma detecção de moléculas realizada pela Nasa, através do telescópio James Webb.

Os dados coletados pelo telescópio foram divulgados na última segunda-feira, 11, e foram aceitos para publicação no The Astrophysical Journal Letters. As imagens exibiram que o exoplaneta, além de ser 8,6 vezes mais massivo que a Terra, também abriga moléculas de carbono, como dióxido de carbono e metano.

Usando os espectrógrafos (instrumentos capazes de dispersar a luz estelar, que forma um espectro em comprimento de onda) do telescópio, os cientistas conseguiram analisar a luz da estrela-mãe do exoplaneta  enquanto ela atravessava a atmosfera do K2-18 b. Dessa forma, os astrônomos conseguiram reunir dados que determinassem os gases desse lugar.

Detecções importantes

Segundo a Galileu, os pesquisadores também detectaram DMS (sulfto de dimetila), uma estrutura produzida por seres vivos no nosso planeta, tendo em destaque dessa produção o fitoplâncton no mar.

Como informado pela Nasa, essas detecções fortalecem alguns estudos lançados recentemente que sugerem que o K2-18 b pode ser um exoplaneta Hycean. Segundo a agência, tal tipo de planeta "tem o potencial de possuir uma atmosfera rica em hidrogênio e uma superfície oceânica coberta de água”.