Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

Novo terremoto atinge Turquia e Síria na segunda-feira, 20

Terremoto de magnitude 6,3 resultou na morte de 3 pessoas e outros mais de 200 feridos

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 21/02/2023, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prédios devastados após terremotos na Turquia - Getty Images
Prédios devastados após terremotos na Turquia - Getty Images

Na noite da última segunda-feira, 20, um novo terremoto na fronteira entre Síria e Turquia deixou ao menos três mortos e 213 feridos. Com magnitude 6,3 na escala Richter, o epicentro do novo terremoto — mais fraco que o que devastou os países e resultou na morte de mais de 46 mil mortos, tendo 7,3 de magnitude — ocorreu em Defne, na província de Hatay, na Turquia, uma das regiões mais afetadas nos últimos abalos sísmicos.

De acordo com o UOL, o novo tremor ocorreu por volta das 20h04 do horário local — 14h04 no horário de Brasília —, tendo sido sentido nas cidades turcas de Antakya e Adana.

Além delas, outros países que puderam sentir o terremoto são a Síria, a Jordânia, o Chipre, Israel e até mesmo o Egito. A confirmação do novo abalo sísmico foi feita pelo ministro do Interior turco, Suleyman Soylu.

Prédio devastado após terremotos na Turquia
Prédio devastado após terremotos na Turquia / Crédito: Getty Images

Terremoto devastador

O novo tremor ocorreu somente duas semanas depois de um grande e devastador terremoto na fronteira entre a Síria e a Turquia, que teve magnitude de 7,8 e resultou na morte de mais de 46 mil pessoas, além de ter deixado mais de um milhão e meio de desabrigados. O evento foi provocado devido a um deslocamento de impressionantes três metros da placa tectônica arábica.

Segundo a AFAD (sigla para 'Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres'), depois desse grande terremoto, mais de seis mil tremores secundários puderam ser sentidos na região.