Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

Novos destroços do submarino Titan contêm possíveis restos humanos

Destroços foram encontrados na semana passada no fundo do Oceano Atlântico Norte

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 11/10/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novos destroços do Titan foram encontrados - Divulgação/OceanGate/Guarda Costeira
Novos destroços do Titan foram encontrados - Divulgação/OceanGate/Guarda Costeira

Novos destroços do submarino Titan, que sofreu uma implosão no Oceano Atlântico em junho, resultando na trágica morte das cinco pessoas a bordo, foram encontrados pela Guarda Costeira — e há indícios de possíveis restos humanos.

Os destroços — entre os quais está a tampa traseira de titânio da embarcação — foram descobertos na semana passada, nas profundezas do Oceano Atlântico Norte, a uma distância de 500 metros do local de visitação do Titanic.

Segundo informações do portal de notícias UOL, as partes do submersível foram com sucesso transportadas para um porto nos Estados Unidos a fim de serem catalogadas e analisadas.

Restos humanos

Conforme anunciou o Conselho de Investigação Marinha da Guarda Costeira em comunicado, "supostos restos humanos adicionais foram cuidadosamente recuperados dos destroços de Titan e transportados para análise por profissionais médicos dos EUA".

A missão de resgate, realizada sob um acordo preexistente com a Supervisão de Salvamento e Mergulho da Marinha dos EUA, representa uma continuação das operações iniciais de recuperação após a implosão do submarino Titan.

Investigações de segurança em andamento conduzidas pelo NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) dos EUA e pelo Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá foram integradas à expedição de resgate como parte de seus respectivos esforços de investigação.

O MBI está em coordenação com o NTSB e outras agências de investigação internacionais para agendar uma revisão conjunta das evidências dos destroços de Titã recuperados. Esta sessão de revisão ajudará a determinar os próximos passos para os testes forenses necessários. O MBI continuará a análise de evidências e entrevistas com testemunhas antes de uma audiência pública sobre a tragédia” disse a Guarda Costeira dos EUA, em comunicado.