Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Nuvem em formato de rolo surpreende banhistas no litoral de São Paulo

Fenômeno foi visto na tarde do último domingo, 28

Redação Publicado em 29/08/2022, às 13h40 - Atualizado em 04/09/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nuvem em formato de rolo - Divulgação / TikTok
Nuvem em formato de rolo - Divulgação / TikTok

Pessoas que se encontravam no litoral de São Paulo no último domingo, 28, ficaram surpresas ao notarem a presença de uma grande nuvem no céu em formato de rolo. O fenômeno pôde ser visto nas praias de Santos, Bertioga e em outras cidades litorâneas do estado.

Conforme informou a meteorologista Estael Sias, da MetSul, ao portal UOL, nuvens como essa são conhecidas como volutus e formam-se a partir de mudanças de velocidade e direção dos ventos e da alteração da umidade em diferentes níveis de altitude.

"Esta é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir extensões de centenas de quilômetros com largura, em regra, de um a dois quilômetros", declarou a especialista. Ela também explicou que a nuvem rolo tende a se dissipar à medida que o sol aquece a atmosfera.

Em um dos registros do fenômeno, o qual foi publicado nas redes sociais, é possível perceber a rápida formação e dissolução do fenômeno no litoral paulista.

Centenas de quilômetros

"Estas nuvens podem ter centenas de quilômetros de extensão e não raro chamam atenção nas imagens de satélite", disse Estael. "Muitas vezes se formam na dianteira de uma massa de ar mais frio, como era o caso de hoje de manhã em São Paulo", acrescentou a meteorologista.

Segundo a profissional formação da nuvem rolo no litoral tem relação direta com rápida mudança da temperatura na região, que caiu bruscamente com a aproximação de uma massa de ar fria no fim de semana.