Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

O carro de Charles III movido a 'queijo e vinho'

Presente dado por Elizabeth II quando completou 21 anos, Charles III possui Aston Martin movido a 'queijo e vinho'; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/05/2023, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles III ao lado de seu Aston Martin - Getty Images
Charles III ao lado de seu Aston Martin - Getty Images

No último sábado, 6, Charles III foi coroado como rei do Reino Unido. A cerimônia, ocorrida na Abadia de Westminster, marcou oficialmente a passagem de poder para Charles III após oito meses da morte da rainha Elizabeth II

Agora no trono inglês, Charles III traz a preocupação com o meio ambiente como uma de suas bandeiras. O rei, inclusive, possui um carro, o luxuoso Aston Martin DB6 Volante, presente que ganhou de sua mãe ao completar 21 anos, cujo motor é alimentado como a produção excedente de vinho branco e soro de leite coalhado.

Carro ecológico

Durante uma entrevista para a BBC, em outubro de 2021, o então príncipe Charles, contou que modificou seu carro de maneira que possa abastecer o veículo de mais de 50 anos com "vinhos" e "queijos". A afirmação veio em meio a uma conversa sobre preocupações ambientais.

Charles III fez a brincadeira de que seu Aston Martin usava esses alimentos como combustíveis, explicando melhor depois que, na verdade, o veículo funciona com biocombustíveis: com a maior parte de bioetanol e cerca de 15% de gasolina sem chumbo. A mistura da matéria-prima leva o excedente da produção local de vinho e soro da fabricação de queijo.

Segundo o Ecoa, do UOL, a adaptação no veículo foi feita em 2008, ano em que o Conselho de Ministros da União Europeia definiu uma cota para a exportação de vinho para cada país. Assim que esse índice fosse atingido, a nação deveria descartar o excedente ou utilizá-lo de outra forma.