Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Concurso

O que é o 'concurso de preguiça' realizado em Montenegro?

País dos Balcãs é palco de um peculiar campeonato no qual as pessoas disputam pelo título de 'cidadão mais preguiçoso'

Redação Publicado em 09/09/2023, às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do concurso - Divulgação/ Youtube/ CityNews
Imagens do concurso - Divulgação/ Youtube/ CityNews

Em Montenegro, ocorre todos os anos um excêntrico concurso de preguiça no qual os participantes precisam ficar deitados por vários dias consecutivos para competir pelo disputado título de "Cidadão Mais Preguiçoso". 

Além de se destacar como o maior preguiçoso do país, o vencedor ganha um prêmio de 1.070 dólares, que é um valor equivalente a mais de 5,3 mil reais na cotação atual, conforme informou o New York Post. 

Na edição de 2022, os participantes passaram 117 horas deitados, um recorde que já foi quebrado pela deste ano. Embora a prova de 2023 não tenha chegado ao fim, já se passaram 463 horas.

A disputa começou com 21 concorrentes, mas agora restam apenas 7. Eles já estão há 20 dias sem se levantar e todos prosseguem confiantes que vão conseguir superar a preguiça de seus adversários, ainda de acordo com o veículo.  

As regras 

Um detalhe interessante é que, segundo as regras da curiosa disputa, é proibido se sentar — o que levaria imediatamente a uma desqualificação. Existem, porém, pausas para ir ao banheiro: uma a cada 8 horas, e com duração de apenas 10 minutos.

Formas de entretenimento, por outro lado, não são proibidas. Os competidores podem mexer nos seus celulares, nos notebooks ou lerem um bom livro para passar o tempo, entre outras opções. Eles também prosseguem se alimentando adequadamente. 

Dubravka Aksic, uma competidora de 38 anos que venceu o concurso de 2021 e está novamente disputando pelo título, falou à Reuters sobre como era a experiência: 

Todos nos sentimos bem, excelentes, não há problemas de saúde, estão nos mimando, basta ficarmos deitados", contou ela.