Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Os símbolos da Pedra do Destino, que será usada na coroação de Charles III

Símbolos secretos e materiais estranhos fazem parte do objeto especial usado em coroações na Escócia e, depois, no Reino Unido

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 24/04/2023, às 13h11 - Atualizado em 26/04/2023, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A "Pedra do Destino", usada em coroações de reis desde o século 13, começando na Escócia - Divulgação/Historic Environment Scotland
A "Pedra do Destino", usada em coroações de reis desde o século 13, começando na Escócia - Divulgação/Historic Environment Scotland

A 'Pedra do Destino' é um fascinante artefato do Reino Unido que faz parte da história da família real britânica desde o século 13. Agora que a rocha será usada na cerimônia de coroação de Charles III, continuando a tradição desse tipo de evento, os cientistas têm descoberto novidades sobre o objeto, como símbolos e inscrições secretas, além de anomalias na formação da rocha.

Criada na Escócia e levada para a Inglaterra em 1296, a 'Pedra do Destino' é um tipo de banco rochoso que tem, no mínimo, 800 anos. Segundo o site LiveScience, durante todo esse tempo servindo como peça essencial da cultura monárquica britânica, cientistas ainda não haviam encontrado as marcas na superfície ou as anomalias da pedra.

Símbolos secretos

Algumas inscrições foram encontradas depois de uma análise a laser na rocha, como explica um comunicado à imprensa da organização Historic Environment Scotland. Entre as marcas realizadas na 'Pedra do Destino', estão três em formato de "X", que é o número 10 em algarismos romanos.

É possível, porém, que as inscrições não sejam numerais romanos e sim outro tipo de símbolos, como cruzes, conforme acredita o arqueologista EwanCampbell, entrevistado pela LiveScience.

Acho que pensar nelas [inscrições] como numerais é duvidoso — são mais provavelmente cruzes grosseiras", explicou o especialista.

Anomalias

Foi encontrada ainda uma mancha de liga de cobre e restos de reboco de gesso na Pedra do Destino. A presença desses materiais sugere que a história do artefato é mais complexa do que os livros apresentam hoje.

A presença de cobre sugere que alguma relíquia de metal deve ter sido posicionada por um longo período em cima do objeto. Já a existência de gesso pode apontar para a possibilidade de um molde do artefato ter sido feito algum dia.

Coroação

A 'Pedra do Destino' foi devolvida à Escócia em 1996, já quase 400 anos depois das coroas da Inglaterra e da Escócia serem unidas. A coroação do rei Charles III, que contará com a presença da pedra especial, acontecerá no dia 6 de maio.