Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

O que se sabe sobre o apagão em estados do Sudeste, Sul, Norte e Nordeste

Apagão nacional afeta diferentes cidades nesta terça-feira, 15

Redação Publicado em 15/08/2023, às 09h55 - Atualizado às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Nas redes sociais, internautas ao redor do Brasil reclamam da falta de energia elétrica em suas residências nesta terça-feira, 15. Isso porque no país, estados do Sudeste, Sul, Norte e Nordeste sofreram um apagão nesta manhã. O episódio já virou meme nas redes sociais. 

Nos estados Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá, Acre, Bagia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Paraíba moradores relatam dificuldades com a estabilidade da energia elétrica a partir das 8h20, como repercutido pelo O Globo.

Já em São Paulo, por exemplo, inúmeros endereços registraram problemas com o fornecimento de energia. Residências localizadas na Zona Norte e Oeste do Rio precisaram encarar o mesmo obstáculo nesta terça-feira.

O apagão

Sandoval Feitosa, diretor geral da Agência nacional de Energia Elétrica explicou que as empresas responsáveis trabalham para resolver o problema, caracterizado como 'evento de grande porte'.

"Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema", explicou ele. "O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste". 

Ao mesmo tempo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse através de uma nota que uma ocorrência notada na rede de operação do Sistema Interligado Nacional acabou por suspender 16 mil megawatts de carga no Norte e Nordeste do país. 

"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", explica a nota.