Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Malala

Malala é alvo de ataques de internautas ao tirar foto em 'caixa da Barbie'

A ativista e escritora Malala Yousafzai sofreu ataques ao compartilhar foto em caixa da boneca barbie

Redação Publicado em 31/07/2023, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Malala e o marido na 'caixa da Barbie' - Divulgação|Warner e Reprodução|Malala
Malala e o marido na 'caixa da Barbie' - Divulgação|Warner e Reprodução|Malala

A ativista Malala Yousafzai viralizou entre internautas no último domingo, 30, ao seguir a trend da 'caixa da Barbie'. Com a estreia do live-action 'Barbie', caixas que fazem referência a boneca mais famosa da História foram instaladas em espaços públicos. Como consequência, é possível tirar fotos que simulem a posição da boneca antes de ser 'desembalada'.

Malala tirou a foto ao lado do marido, Asser Malik. Ela mergulhou na brincadeira e escreveu a legenda: "Esta Barbie tem um Prêmio Nobel. Ele é apenas o Ken". A ativista também rasgou elogios ao filme da diretora Greta Gerwig: "Adoramos o filme, foi tão engraçado e atencioso. Espero que esta legenda não magoe todos os Kens tanto como o filme Ken", escreveu a jovem ativista.

A foto descontraída rendeu muitos elogios, no entanto, Malala também se tornou alvo de ataques esdrúxulos de internautas. "O que a vencedora do Prêmio Nobel fez pelo Paquistão, parece ocupada ao seguir a cultura ocidental", escreveu um internauta nos comentários da conta nichelifestyle. "Ela é fantoche do oeste, ela não merecia prêmio nobre da paz. Ela fugiu do seu país e nunca mais vai voltar. E o ocidente deu inúmeros prêmios e premiação a este chamado ativista da educação. Que serviços de educação ela fez pelo seu país?", escreveu outra conta nos comentários. 

"Ela literalmente não tem pensamentos próprios, ela apenas promove o que os outros no ocidente promovem. Um fantoche de fato", atacou outro internauta. "Agora, por favor, para de te gabar do teu prêmio Nobel", escreveu outra conta. 

A importância de Malala

Os ataques ignoram a trajetória de extrema importância de Malala ao inspirar jovens ao redor do mundo. Ganhadora do Nobel da Paz em 2014, ela sofreu um atentado por defender que meninas deveriam frequentar a escola em seu país natal, o Paquistão.

No dia 9 de outubro de 2012, Malala retornava para casa num ônibus escolar quando um homem mascarado abordou o veículo e questionou: “Quem é Malala?”. Ela se identificou e fora atingida no lado esquerdo da cabeça com um tiro.

"'Acordei 10 dias depois em um hospital em Birmingham, Inglaterra. Os médicos e enfermeiras me contaram sobre o ataque — e que pessoas ao redor do mundo estavam orando por minha recuperação”, escreveu a ativista no site de sua Fundação.

Malala só teve alta do hospital após meses de tratamento, em fevereiro de 2013. Saiba mais sobre a importante trajetória de Malala.