Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'O Sequestro do Papa'

'O Sequestro do Papa': Filme vai contar a história de menino raptado em 1858

Longa-metragem narra o sequestro do menino judeu Edgardo Mortara pela Igreja Católica e explora as repercussões históricas e atuais do poder religioso

Redação Publicado em 18/06/2024, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'O Sequestro do Papa' - Reprodução/Pandora Filmes
Cena do filme 'O Sequestro do Papa' - Reprodução/Pandora Filmes

'O Sequestro do Papa', dirigido pelo italiano Marco Bellocchio, conta a história do sequestro de Edgardo Mortara, um menino judeu de seis anos, ordenado pelo Papa Pio IX em 1858.

O filme adota uma perspectiva crítica sobre o caso Mortara, mostrando como a Igreja Católica usou a lei para perseguir judeus e retratando o sequestro como um ato de antissemitismo. O longa também explora as consequências para a família Mortara e para a comunidade judaica italiana. Veja o trailer abaixo:

Embora ambientado no passado, Bellocchio explica que 'O Sequestro do Papa' aborda o poder da Igreja ao longo dos séculos, ressoando até os dias atuais. “Naturalmente, o que Edgardo Mortara viveu nunca poderia acontecer hoje, numa época de diálogo aberto e de um papa de mente extremamente aberta”, explicou o diretor, segundo o UOL.

Ele acrescenta que o filme não busca antagonizar, mas sim contar uma história que lhe tocou profundamente. “Minha empatia vai claramente para a criança que sofreu um ato de extrema violência.”

Segundo o UOL, a trama centraliza-se no sequestro de Edgardo por autoridades da Igreja Católica após a denúncia de que uma empregada o batizara secretamente durante uma doença grave. A justificativa para a ação era uma lei que proibia não-católicos de criar crianças católicas.

Lançamento

'O Sequestro do Papa' estreou na mostra competitiva do Festival de Cannes e foi exibido também nos Festivais de Toronto e Nova York. A produção chega ao Brasil em 11 de julho, com distribuição da Pandora Filmes.