Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Corpus Christi

Corpus Christi: Conheça a história por trás da celebração

Nesta quinta-feira, 30, a Igreja Católica celebra o Corpus Christi, uma data voltada para a instituição da eucaristia e celebração do Corpo de Cristo

Representação de Jesus Cristo com os apóstulos na última ceia - Pixabay
Representação de Jesus Cristo com os apóstulos na última ceia - Pixabay

Na última quinta-feira, 30 de maio, foi celebrado Corpus Christi, ou Corpus Domini. A data, marcada com um feriado no Brasil, serve para lembrar a instituição da eucaristia e celebrar o Corpo de Cristo.

Com o passar do tempo, a festa se transformou mundo afora, mas sem perder a tradição de adoração da presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados. Mas qual a origem da data? Por que ele é celebrado nesta data? E qual a relação da festa com os tapetes coloridos encontrados pelas ruas do Brasil? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, o site Aventuras na História conversou com Maria Aparecida Rocha Scognamiglio, coordenadora da pastoral do Colégio Franciscano Pio XII, e Rodrigo Rainha, historiador e professor da Estácio.

1. O que significa Corpus Christi?

Com a data celebrada ao redor do país, muitos podem se questionar a respeito de seu significado. Maria Aparecida Rocha Scognamiglio explica que a data se relaciona com a última ceia de Jesus Cristo com os seus 12 apóstolos.

"O termo Corpus Christi, em latim, significa ‘Corpo de Cristo’. A celebração está ligada à última Ceia que Jesus que celebrou com os apóstolos, na qual abençoou o pão e o vinho e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo e meu sangue' (Mt 26,26-27.)", explicou a coordenadora.


2. Qual é a origem da celebração?

Ainda segundo Maria Aparecida, a celebração teve origem na Bélgica, quando os bispos se baseavam nas visões de uma jovem chamada Juliana, canonizada posteriormente. Ela afirmava ter recebido uma visita de Jesus, pedindo a introdução da festa de Corpus Domini na comunidade. 

"Tempos depois, um padre alemão que vivia angustiado por ter dúvida sobre a presença de Jesus na Eucaristia, teve resposta à sua indagação em forma de milagre, quando em Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Missa, no momento da consagração, a hóstia se transformou em carne viva", acrescentou. 

Após as visões da Santa Juliana e o milagre de Bolsena, o Papa Urbano IV estabeleceu em 1264 a Festa de Corpus Christi, celebrada anualmente na 5ª feira após a festa da Santíssima Trindade.


3. O que é celebrado?

Conforme o historiador Rodrigo Rainha, professor na Estácio, no dia de Corpus Christi é comemorado esse milagre do século 13, "que celebra um dos fundamentos do cristianismo católico". 

Contudo, é importante ressaltar que a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrado é relembrado em todas as missas, quando o padre cita: "E tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (Lucas, 22:19)".

Imagem da cerimônia da Eucaristia - Licença Creative Commons via Flickr

4. O que são os tapetes de Corpus Christi?

Também chama atenção durante a celebração da data os tapetes confeccionados com diferentes materiais. Afinal, como surgiu essa tradição?

"Durante o período da colonização, os portugueses trouxeram para o Brasil a tradição de confeccionar tapetes, com materiais diversos (serragem, sal, pó de café, farinha, casca de ovos, flores e outros), pelas ruas por onde passa a procissão, onde o padre carrega o ostensório que contém o Corpo de Cristo na hóstia consagrada. É uma manifestação de carinho e adoração a Jesus, que 'passa' pelas ruas enfeitadas de tapetes", apontou Maria Aparecida

Imagem de um dos tapetes em celebração ao Corpus Christi - Licença Creative Commons via Flickr

Contudo, é importante ressaltar que 'os tapetes não aparecem só no Corpus Christi', como explicou Rodrigo. "Faz, por exemplo, uma referência a chegada de Jesus na cidade de Jerusalém, na qual as pessoas cobrem as ruas com tapetes de Ramos, para que ele possa passar, como é a marca do Domingo de Ramos", disse ele.