Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cilindro

Objeto cilíndrico encontrado em praia australiana é identificado

Autoridades da Austrália finalmente revelaram o que é o objeto encontrado no último dia 18

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/08/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objeto cilíndrico encontrado em praia australiana - Divulgação / Twitter / @AusSpaceAgency
Objeto cilíndrico encontrado em praia australiana - Divulgação / Twitter / @AusSpaceAgency

A Agência Espacial da Austrália compartilhou, no último dia 18, uma foto de um objeto cilíndrico encontrado por um transeunte nas areias de uma praia.

Nesta segunda-feira, 31, o órgão finalmente anunciou sua conclusão sobre a origem do cilindro, que era, até então, um mistério:

Concluímos que o objeto localizado em uma praia perto da Baía de Jurien, no oeste da Austrália, é muito provavelmente um detrito de um veículo de lançamento de satélites operado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial”.

Conforme explicou o portal de notícias UOL, um veículo de lançamento de satélites é um tipo de foguete utilizado para levar satélites até o espaço — e que geralmente possui mais de uma etapa ou estágio.

À medida que o combustível de uma etapa se esgota, essa parte do veículo se separa. Em seguida, outra etapa do veículo assume e inicia a queima de combustível, continuando esse ciclo até que todas as etapas se esgotem e se separem, permitindo que o satélite alcance o espaço.

O cilindro encontrado

Segundo a Agência Espacial da Austrália, o cilindro encontrado no mês passado é do terceiro estágio de um lançamento de satélite.

Após a descoberta do objeto, os destroços foram devidamente armazenados. Agora, a Agência Espacial Australiana está colaborando com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial para definir as próximas medidas a serem tomadas.

Nesse processo, as diretrizes da ONU sobre o tratamento de detritos espaciais estão sendo consideradas para garantir a abordagem adequada e responsável em relação ao objeto encontrado.