Notícias » Política

Obra analisa a emblemática disputa econômica e política entre os Estados Unidos e a China

‘A China Venceu?’, de Kishore Mahbubani, mostra os contrapontos de ambas potências mundiais

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 02/08/2021, às 16h46

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de Henrikas Mackevicius por Pixabay

Recém-lançada no Brasil pela Editora Intrínseca, a obra ‘A China Venceu?’, de Kishore Mahbubani, membro do Asia Research Institute, Universidade Nacional de Cingapura, apresenta uma importante análise sobre os riscos e erros estratégicos da disputa entre o governo chinês e os Estados Unidos. 

[Colocar ALT]
A China Venceu?, de Kishore Mahbubani (2021) / Crédito: Divulgação / Editora Intrínseca

Há anos, acontece a disputa econômica e política entre o governo estadunidense e o gigante asiático. Por exemplo, nos últimos tempos, muito tem se discutido a crise de aplicativos norte-americanos em decorrência do sucesso do aplicativo chines TikTok. Além disso, debates sobre a crise sanitária e humanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus se tornaram pautas recorrentes entre ambas potências.   

Pensando nisso, o conceituado escritor Kishore Mahbubani reuniu diferentes análises sobre uma das principais disputas geopolíticas do século 21. A partir de uma visão diferenciada e única, o acadêmico oferece aos leitores um novo panorama sobre esta temática.   

Durante 10 anos, Mahbubani atuou como embaixador de Cingapura na ONU. Tal fato contribuiu para ele ter um olhar minucioso sobre o assunto.

Utilizando referências da Guerra Fria, o escritor mostra, ainda, como a situação política mudou e como a China tornou-se uma das rivais mais adaptáveis e pragmáticas para os EUA.

O contexto global em que a rivalidade entre Estados Unidos e China vai se desenrolar será muito diferente daquele da Guerra Fria. O mundo se tornou um lugar mais complexo. Está evidente que a permanência dos Estados Unidos como potência mundial preeminente, embora não seja impossível, irá se tornar cada vez mais improvável, a não ser que o país se adapte ao novo mundo que surgiu”, disse o especialista.

Dentre os argumentos apresentados pelo autor, ele evidencia a crença errônea dos estadunidenses de que sua nação é superior e inabalável. Além disso, argumenta sobre o crescimento econômico da China nos últimos 40 anos.

Kishore Mahbubani escreveu um excelente e importante livro sobre a maior questão em relações internacionais: como evoluirá a relação entre a China e os Estados Unidos? A humanidade precisa urgentemente que essas duas potências cooperem, mas o atrito permanente parece mais provável”, escreveu a crítica do Financial Times. 

Com tradução de Bruno Casotti, ‘A China Venceu?’ encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon: 

A China Venceu?, de Kishore Mahbubani (2021) - https://amzn.to/3fnOxrL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W