Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oppenheimer

Oppenheimer: Cena de sexo é apagada com CGI em cinemas no Oriente Médio e na Índia

Pouco menos de uma semana desde a sua estreia, o filme Oppenheimer se tornou centro de discussões em razão de uma cena de nudez

Redação Publicado em 25/07/2023, às 14h34 - Atualizado às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Oppenheimer" - Divulgação/Universal Pictures
Cena do filme "Oppenheimer" - Divulgação/Universal Pictures

Em menos de uma semana após sua estreia, o novo longa Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, gerou controvérsias no Oriente Médio e na Índia. As discussões foram acerca de uma cena de sexo entre o personagem principal, J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy, e Jean Tatlock, papel da atriz Florence Pugh.  

Durante a cena polêmica, a personagem de Pugh se encontra em uma poltrona totalmente despida. Nas salas de cinema onde a passagem fora censurada, Jean Tatlock pode ser vista usando um vestido preto, que foi inserido na pós-produção do longa como condição para o mesmo ser exibido em certos países da Índia e do Oriente Médio. 

Mais polêmicas

Conforme repercutido pelo portal Rolling Stone, este não foi o primeiro empecilho que o filme enfrentou na Índia. Em outro momento da produção, os mesmos personagens têm relações sexuais enquanto Oppenheimer declama um texto do hinduísmo, chamado Bagavadeguitá. 

Após a repercussão negativa no país, Uday Mahurkar, integrante da Fundação Save Culture Save India (SCSI), acusou a produção de islamofobia e Bharatiya Janata, político nacionalista hindu, afirmou que a cena é um “ataque perturbador ao hinduísmo” e o filme em sua totalidade seria “parte de uma conspiração maior das forças anti-hindus”.