Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tradição

Oração medieval para conter sangramentos ainda é utilizada em hospitais suíços

Oração conhecida como 'O Segredo' é tradição medieval utilizada até os dias de hoje em alguns hospitais na Suíça; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 28/12/2022, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de antigo manuscrito medieval que retrata uma oração como método medicinal - Foto por Koninklijke Bibliotheek pelo Wikimedia Commons
Imagem de antigo manuscrito medieval que retrata uma oração como método medicinal - Foto por Koninklijke Bibliotheek pelo Wikimedia Commons

Hoje, a tecnologia se encontra em um dado nível de potencial de progresso, de forma que, a cada semana, alguma nova descoberta pode ser feita, além de algumas tarefas se tornarem cada vez mais simples e certeiras, com o bom emprego dessas técnicas.

No entanto, ainda que geralmente as antigas tradições sejam abandonadas com o avanço da tecnologia, alguns hospitais suíços fazem uso, até hoje, de uma oração pagã da Idade Média para ajudar em um tipo de situação específica: estancar sangramentos em cirurgias cardíacas.

A antiga reza é conhecida como 'O Segredo'. Ao longo de vários séculos, a técnica foi estudada por incontáveis pesquisadores que tentaram compreender de que forma ela auxiliava nos tratamentos.

Uma pesquisa recente sobre o tópico, aliás, foi publicada na edição de 20 de dezembro da revista Open Heart. De acordo com a Revista Galileu, 'O Segredo' era utilizado principalmente na parte de língua francesa da Suíça medieval, desde sempre com a finalidade de estancar sangramentos após algum tipo de procedimento. A ideia da oração é de mobilizar forças superiores para auxiliar na cura do paciente.

Testes

De janeiro a julho de 2022, cerca de 200 adultos foram observados pelos pesquisadores após serem submetidos a dois tipos de procedimentos cardíacos: a angiografia coronária (uma imagem de raios-X dos vasos do coração) e uma intervenção coronária percutânea, que desobstrui artérias para restaurar o fluxo sanguíneo.

Cerca de 76% dos participantes dos testes acreditavam que 'O Segredo' poderia surtir algum tipo de efeito positivo; destes, metade foram submetidos a um tratamento padrão para estancamento de sangue, enquanto os restantes passaram pelo tratamento mais a antiga prece.

Na prática, os resultados entre aqueles que foram submetidos ao tratamento padrão e ao atendimento que somou esse tratamento com a oração não divergiram muito entre si, o que inclusive não surpreendeu os pesquisadores, como mencionado em comunicado.

O que chama a atenção, por sua vez, é a quantidade de pacientes que solicitam o ritual pagão nos hospitais suíços até hoje.

Essa aparente discrepância entre os efeitos medidos no sangramento e as demandas do paciente toca em um aspecto que não foi abordado por este estudo, mas que pode ser entendido como controle do estresse e bem-estar", apontam os cientistas.

Ainda acrescentam que 'O Segredo' "pode permitir algum condicionamento neuropsicológico e agir como um placebo, assim como outras crenças ou técnicas de biofeedback [ferramenta terapêutica que fornece informações que permitem aos indivíduos desenvolver capacidade de autorregulação, tendo controle de ações involuntárias do corpo]".