Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ovo de flamingo

Ovo de flamingo fossilizado é encontrado durante obra em aeroporto no México

Segundo os cientistas, o ovo encontrado pode ter até 12 mil anos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/08/2023, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Pexels por Pixabay

A descoberta de um ovo de flamingo fossilizado em local próximo ao canteiro de obras do novo Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, em Santa Lucía, Estado do México, tem revelado informações importantes sobre a presença desses animais em paleolagos no México Central.

Os flamingos, pertencentes à família de pássaros Phoenicopteridae, têm uma presença significativa na América do Norte, especialmente ao longo da península de Yucatán e no sudeste dos EUA. No entanto, a recente descoberta desse ovo fossilizado traz um novo entendimento sobre a história dessas aves na região.

Cientistas que relataram a descoberta em artigo publicado na revista Historical Biology afirmam que este é o primeiro registro de ovo fóssil do Pleistoceno para a família Phoenicopteridae nas Américas, e o segundo registro de ovo fóssil de fenicopterídeo no mundo, conforme destacou a revista Galileu.

Ovo de flamingo fossilizado encontrado no México / Crédito: José Alberto Cruz Silva / INAH

Confirmando a teoria

Para confirmar a identificação do ovo como pertencente à família dos flamingos, a equipe comparou o tamanho, a largura, o padrão da casca e a forma com os de outras espécies. Com 9,3 cm de comprimento e 5,5 cm de diâmetro no ponto mais largo, o fóssil é semelhante a um ovo de cisne de tundra, embora estes sejam notavelmente maiores.

"Re-identificamos os ovos fósseis descritos por Martin del Campo na década de 1940, sugerindo que também são ovos de flamingo. Usando dados bio-geográficos e de nicho climático para a família Phoenicopteridae na América do Norte, inferimos também a presença de salinidade e paleolago raso durante o Pleistoceno tardio, com condições climáticas mais quentes e úmidas do que no presente", disseram os pesquisadores.

A equipe acredita que a descoberta do ovo de flamingo indica a existência de um paleolago com alta salinidade durante o Pleistoceno Superior na mesma área onde o fóssil foi encontrado. A presença de um local semelhante nas proximidades, conhecido como Chalco Lake, com idade estimada entre 12.000 e 8.000 anos, sugere que o ovo de flamingo também remonta a esse mesmo período.

+Confira aqui o estudo completo.