Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Paciente não recebeu transplante de coração devido a bloqueios em rodovias

Receptor, que estava em São Paulo, não pôde ganhar coração de doador goiano; Órgão não pode mais ser transplantado

Redação Publicado em 04/11/2022, às 09h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monitor de batimentos em hospital de Goiás - Divulgação / TV Anhanguera
Monitor de batimentos em hospital de Goiás - Divulgação / TV Anhanguera

Um paciente hospitalizado em São Paulo não recebeu um coração de um doador goiano esta semana em razão dos bloqueios de rodovias promovidos por grupos golpistas que não aceitam o resultado das eleições presidenciais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, o órgão não chegou nem mesmo a ser captado, já que, segundo a pasta, “não houve aceite do órgão por parte do estado paulista”.

Em resposta, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) explicou que o transporte de coração exige rapidez e que é preciso que ele chegue até o doador dentro de quatro horas.

“Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, disse a Secretaria paulista de acordo com informações do portal de notícias g1.

Receptor em Goiás

Após não conseguir enviar o coração para o paciente de São Paulo, a Saúde de Goiás buscou um novo receptor em território goiano, mas não conseguiu encontrar quem fosse compatível.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás o coração deveria ter sido captado na terça-feira, 1, dia em que o doador, um jovem de 21 anos, morreu após traumatismo crânio-encefálico.

"A logística do transplante cardíaco exige cuidados especiais. O órgão, após retirado do doador, tem uma viabilidade de, no máximo, quatro, cinco horas, diferente de outros órgãos", disse um médico ao G1. "Tem que ser uma logística de transporte rápido, se for mais longe, ou terrestre, se for mais perto", completou.