Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa critica conservadores da Igreja por explorarem morte de Bento 16

"Essas pessoas não têm ética. São pessoas de um partido, não da Igreja", disse o pontífice

Redação Publicado em 06/02/2023, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O papa Francisco - Getty Images
O papa Francisco - Getty Images

Enquanto voltava de viagem à África no último domingo, 5, o papa Francisco conversou com alguns repórteres a bordo do avião papal. Na conversa, o pontífice criticou os membros da ala conservadora da Igreja Católica que usaram a morte de Bento 16 para benefício próprio. 

Acho que a morte de Bento 16 foi instrumentalizada por algumas pessoas", disse o líder religioso. 

Segundo a Reuters, Francisco também usou a frase italiana “guiar a água para o próprio moinho”, se referindo à aqueles que se beneficiam às custas das outras pessoas. "Essas pessoas não têm ética. São pessoas de um partido, não da Igreja", completou. 

Briga de papas?

Em outra parte da conversa, o representante da Igreja Católica comentou as alegações de que Bento 16 desaprovava algumas de suas atuais decisões. Para isso, Francisco usou a expressão espanhola “Cuento Chino”, que seria algo como conto de fadas, uma coisa irreal. 

Encerrando este assunto, o pontífice disse que se consultava com frequência com Bentonestes últimos quase 10 anos, período entre sua renúncia e morte, em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos. 

Apesar de não citar nominalmente esses ‘conservadores’, sabe-se que, em 5 de janeiro, o arcebispo Georg Ganswein, que foi secretário do papa emérito, lançou um livro revelando tensões entre os religiosos.  Além dele, o cardeal Gerhard Mueller também publicou um livro no último mês. O conservador era tido como aliado de Bento e tem feito diversas críticas à Francisco.