Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Emanuela Orlandi

Papa Francisco reza pela família da 'Menina do Vaticano', desaparecida há 40 anos

Emanuela Orlandi, a 'Menina do Vaticano', tinha 15 anos quando saiu para uma aula de música no centro de Roma e nunca mais foi vista

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 26/06/2023, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O papa Francisco - Getty Images
O papa Francisco - Getty Images

O papa Francisco realizou, no último domingo, 25, uma oração pela família de Emanuela Orlandi, estudante de 15 anos de idade que desapareceu no Vaticano na década de 1980. O caso misterioso, que acaba de completar 40 anos sem respostas conclusivas, tornou-se até mesmo tema de série.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, era 22 de junho de 1983 quando Emanuela, filha de um funcionário do Vaticano, saiu para ir a uma aula de música no centro de Roma e não voltou mais para casa. Desde então a família tem pressionado publicamente as autoridades por investigações.

No fim de semana, durante a oração do Angelus, o papa declarou que desejava "expressar mais uma vez sua proximidade à família, especialmente à mãe". Na ocasião, o pontífice se dirigiu à multidão reunida na Praça de São Pedro, onde estava Pietro Orlandi, irmão da vítima, e um grupo de apoiadores segurando fotografias e faixas pedindo "verdade" e "justiça".

Acusações

Como destacou a fonte, o Vaticano foi acusado pela família de dificultar as investigações ao longo dos anos. Após as palavras do papa Francisco, o irmão de Emanuela afirmou que "rezar é um sinal de esperança para alcançar a verdade" e que talvez seja hora de progredir na investigação.

Este ano, a Procuradoria-Geral do Vaticano reabriu as investigações junto ao Ministério Público de Roma — e as autoridades destacam que há possíveis pistas.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o foco da apuração será o caso de Mirella Gregori, que desapareceu em Roma semanas antes de Emanuela Orlandi. Acredita-se que os dois casos possam ter alguma ligação.

As teorias sobre o desaparecimento da menina, que nunca foram comprovadas, vão desde especulações de que ela teria sido sequestrada para obter a libertação de Mehmet Ali Agça, o turco que tentou assassinar o papa João Paulo II, até suposições de que ela teria sido vítima de religiosos pedófilos.

Durante a oração de domingo, o papa argentino também rezou por todas as famílias que têm algum ente querido desaparecido, estendendo sua memória a todos que carregam essa dor.