Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Museu do Ipiranga

Para evitar clima político, Museu do Ipiranga será reaberto dia 6 de setembro

Mais lidas: O Museu do Ipiranga está passando por manutenções para o bicentenário da Independência

Redação Publicado em 11/08/2022, às 19h53 - Atualizado em 14/08/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Museu do Ipiranga será reaberto em menos de um mês - Reprodução/Vídeo/Youtube//Jornalismo TV Cultura
Museu do Ipiranga será reaberto em menos de um mês - Reprodução/Vídeo/Youtube//Jornalismo TV Cultura

Neste ano, acontece o bicentenário da Independência do Brasil e para as comemorações dessa data, irá acontecer a reinauguração do Museu do Ipiranga, porém, não no dia 7 de setembro, que seria o dia oficial. A reinauguração acontecerá no dia 6 de setembro, um dia antes do esperado.

O governo estadual decidiu antecipar a data para evitar que a reabertura da instituição seja prejudicada por manifestações políticas. Sérgio Sá Leitão, secretário estadual da Cultura, contou à Folha de S. Paulo: "Estamos tomando todas as precauções para que o Museu do Ipiranga e o bicentenário possam ser celebrados sem nenhum tipo de mácula".

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem convocado algumas manifestações de apoiadores em todo o país no dia 7 de setembro. No último dia 6, em Recife, o presidente disse: “Temos algo tão ou mais importante que a nossa vida, que é a nossa liberdade. A grande demonstração disso peço que seja explicitada no próximo dia 7 de setembro".

A reinauguração

Cerca de 1.500 a 2.000 convidados estarão na reinauguração do Museu do Ipiranga, segundo Sá Leitão, incluindo representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos patrocinadores.

O museu será aberto para convidados no dia 6 às 18h30, e, depois de uma hora, vai receber um concerto da Orquestra da USP. Depois de alguns discursos, acontecerá um coquetel na esplanada, área em frente ao museu.