Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Para Putin, construção de reator nuclear no espaço é prioridade

O projeto, realizado em colaboração com a China, tem como objetivo a construção de uma unidade nuclear na Lua, prioridade do governo Putin

Redação Publicado em 14/03/2024, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images

Nesta quinta-feira, 14, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou durante reunião do Kremlin que uma das prioridades do país é a construção de um reator nuclear no espaço, indicando que o governo vai financiar o projeto, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

Parece que todos nós estamos acostumados com o fato de que temos competências que outros países não possuem, mas precisamos dar atenção especial a elas para que se desenvolvam e possam ser usadas no futuro para resolver as tarefas que podem e devem ser resolvidas com a ajuda dessas tecnologias”, afirmou o líder russo segundo a agência estatal.

Na última semana, Yuri Borisov, chefe da agência espacial russa Roscosmos, confirmou que a Rússia e a China colaboram na construção de um reator nuclear na Lua. “Hoje, estamos considerando seriamente um projeto para levar à Lua e montar um reator de energia lá, juntamente com nossos parceiros chineses, em algum momento entre 2033 e 2035”, disse Borisov.

Reação internacional

Esta não é a primeira vez que o assunto é comentado internacionalmente. Em fevereiro deste ano, o governo americano alertou que a Rússia estaria produzindo uma arma de capacidade nuclear no espaço, visando destruir satélites comerciais e governamentais dos Estados Unidos. As autoridades classificaram a empreitada como uma "séria ameaça à segurança nacional".

A arma, conhecida como PEM nuclear, é disparada a partir da criação de um pulso de energia eletromagnética com partículas que conseguem atravessar o espaço e destruir os satélites que se encontram na órbita da Terra.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, funcionários do governo americano alegaram que a arma, ainda em desenvolvimento, pode ter um impacto inimaginável na vida humana no planeta. 

Às vésperas das eleições presidenciais na Rússia, Putin tem reforçado seu discurso nuclear, para melhorar sua imagem no país.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o chefe de Estado afirmou que as armas russas são mais modernas que as americanas e que seu arsenal sempre está "preparado" para uma guerra nuclear.

Nossa tríade, a tríade nuclear, é mais moderna que qualquer outra tríade. Apenas nós e os americanos temos estas tríades. E nós avançamos muito mais aqui”, disse Putin, sobre os meios que se pode lançar armas nucleares: por terra, mar e ar.