Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo templo pagode budista é descoberto no norte da China

O templo foi descoberto na cidade de Datong, na província chinesa de Shanxi; no local, também foram encontrados tesouros e estátuas bem preservadas

Éric Moreira Publicado em 14/03/2024, às 09h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabeça de estatueta encontrada na China e exemplo de um pagode budista - Divulgação/Xinhua / Foto por User:Zeus1234 pelo Wikimedia Commons
Cabeça de estatueta encontrada na China e exemplo de um pagode budista - Divulgação/Xinhua / Foto por User:Zeus1234 pelo Wikimedia Commons

Escavações recentes na cidade de Datong, localizada na província de Shanxi, na China, revelaram um antigo templo pagode budista. Segundo os arqueólogos, a construção provavelmente era associado a um palácio real nas proximidades, relativo à Dinastia Wei do Norte (386 d.C. - 535 d.C.).

Os pagodes, vale explicar, eram torres em camadas bastante tradicionais na arquitetura chinesa, segundo o Heritage Daily. A construção descoberto recentemente em Datong tinha formato quadrado, sendo este modelo típico das antigas dinastias Sui e Tang.

+ Pesquisadores identificam local budista de 2 mil anos no Paquistão

Escavações no chão do pagode revelaram um poço quadrado onde encontraram pérolas, anéis de latão e joias de coral. Além disso, também havia mais de 200 estátuas budistas bem preservadas, algumas das quais eram pintadas ou então decoradas com folhas de ouro.

Além do mais, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, acredita-se que o pagode tenha sido pintado com murais, conforme sugere restos de sua parede descascada. A descoberta fornece novas percepções sobre as formas arquitetônicas de construção de pagodes durante a Dinastia Wei do Norte, sendo o mais bem preservado já encontrada em Datong.

É a fundação de pagode mais bem preservada que Datong já descobriu, fornecendo importantes materiais de pesquisa física para o estudo das formas arquitetônicas dos pagodes budistas da época", afirma Li Shuyun, vice-diretor do instituto provincial de arqueologia, à Xinhua.

+ Borobudur, o impressionante templo budista esquecido por nove séculos

História da região

A cidade de Datong se encontra onde, no passado, existia uma terra de fronteira entre agricultores chineses e nômades da Grande Estepe, que foi conquistada pelo clã Zhao de Jin em 457 a.C..

A cidade foi fundada somente na Dinastia Han, em 200 a.C., e se tornou capital da Dinastia Wei do Norte, fundada pela confederação tribal de Xianbei, na época da unificação do norte da China e fim do período dos Dezesseis Reinos.