Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Para Zelensky, Ucrânia não é aceita na Otan porque aliança tem medo da Rússia

A fala do presidente ucraniano se deu durante entrevista concedida à emissora Suspilne, da Ucrânia

Redação Publicado em 22/03/2022, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia - Getty Images
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia - Getty Images

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira, 22, que seu país não é aceito pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) porque a aliança militar criada em 1949 tem medo da Rússia. 

"A Otan deveria dizer agora que está nos aceitando, ou dizer abertamente que não está nos aceitando porque tem medo da Rússia, o que é verdade", disse o político durante entrevista à emissora pública da Ucrânia Suspilne.

"E, então, precisamos nos acalmar e dizer, ok, os países membros da Otan podem nos fornecer garantias de segurança sem que estejamos na Otan. É aí que existe o compromisso, é aí que está o fim da guerra", prosseguiu o presidente que, anteriormente, já havia destacado que Kiev não estaria mais pressionando a organização para entrar para a aliança.

"Acalmei essa questão (aderir à Otan) há muito tempo, depois de perceber que [a organização] não está preparada para aceitar a Ucrânia. A aliança tem medo de coisas controversas e confrontos com a Rússia", disse Zelensky no início do mês.