Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Parte de antigo aqueduto de 1,8 mil anos e tesouros raros são achados na Grécia

Novas partes do monumental Aqueduto de Adriano foram encontradas, bem como uma série de moedas e outros tesouros raros, perto de Corinto, na Grécia

Éric Moreira Publicado em 17/01/2024, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte do Aqueduto de Adriano e antigas moedas gregas descobertas - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
Parte do Aqueduto de Adriano e antigas moedas gregas descobertas - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Arqueólogos desenterraram durante escavações no sítio arqueológico de Tenea — uma antiga cidade grega localizada ao sul de Corinto — parte de um dos projetos hidráulicos mais elaborados e complexos do mundo antigo: o monumental Aqueduto de Adriano. Além disso, também foram encontrados outros tesouros, incluindo moedas, vasos e estatuetas.

+ Laços profundos e tragédia: Antínoo, o escravo que roubou o coração do imperador Adriano

Os restos do aqueduto foram descobertos em outubro de 2023, segundo comunicado do Ministério da Cultura e Esportes da Grécia. A monumental construção, por sua vez, foi ordenada por Adriano — imperador que governou o Império Romano entre 117 e 138 d.C. —, para que água fosse transportada ao longo de mais de 80 quilômetros, partindo do Lago Stymphalia, nas colinas a oeste da cidade, até Corinto.

Vale mencionar ainda que os aquedutos já eram construções bastante conhecidas entre os gregos, visto que Adriano também mandou construir um que fornecesse água para Atenas. No entanto, o aqueduto de Corinto é mencionado por vários escritores antigos como uma obra monumental.

+ Arqueóloga descobre influência de Pitágoras em aquedutos antigos na Grécia

Conforme descrito pelo Live Science, a seção descoberta recentemente possui pouco mais de 30 metros de comprimento, sendo constituído por um canal coberto por uma cobertura semicircular, ambos construídos com pedra e argamassa. Também é pontuado que suas paredes externas possuem mais de 3,2 metros de altura, e o espaço interno da seção, por onde a água flui, mede 60 centímetros de largura por 1,2 metros de altura.

Seção descoberta recentemente do Aqueduto de Adriano, na Grécia / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Outros tesouros

Além da seção do aqueduto, arqueólogos também encontraram no sítio arqueológico de Tenea um complexo de edifícios datado do final do período arcaico (aproximadamente entre os séculos 8 e 5 a.C.) até o período helenístico (séculos 2 e 1 a.C.) que incluíam até mesmo locais de culto para deuses e heróis. Importante mencionar que Corinto era, no auge da Grécia Antiga, uma importante cidade, localizada a apenas cerca de 70 quilômetros de Atenas.

Não bastasse, também foram encontradas 29 moedas de prata, ao lado de um altar portátil de argila, um vaso em miniatura e uma estatueta de cavalo e cavaleiro. As moedas, conforme descrevem os arqueólogos, são datadas do final do século 6 a.C., sendo algumas delas consideradas extremamente raras — como por exemplo é o caso de três estaters de prata, que foram cunhados em Olímpia em diferentes Jogos Olímpicos que, vale lembrar, era até então um festival religioso.

Moedas descobertas no sítio arqueológico de Tenea, na Grécia / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Por fim, as escavações revelaram estruturas construídas no início do periodo romano na região (após o século 1 a.C.), incluindo fornos, um lagar de azeite e um cemitério romano. Isso sem mencionar os restos de um assentamento pré-histórico que acreditam ser relativo à Idade do Bronze, entre 2.600 a.C. e 2.300 a.C.

Neste assentamento mais antigo, foram achados diversos artefatos, como ferramentas de obsidiana, estatuetas de animais e grandes quantidades de cerâmica fina, muitas das quais importadas das regiões de Egina, Ática, Argolida e Corinto — sendo assim, mais um indício dos contatos comerciais estabelecidos na região.