Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eleição

Partido de Ciro, PDT anuncia apoio a Lula no segundo turno

"Tomamos uma decisão unânime", revelou o presidente do partido, Carlos Lupi

Redação Publicado em 04/10/2022, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva - Getty Images
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva - Getty Images

O PDT, partido de Ciro Gomes, anunciou nesta terça-feira, 4, que apoiará a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para presidente. A decisão foi comunicada após reunião entre membros do partido realizada na manhã de hoje.

"Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula", disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, de acordo com informações do g1.

"Bolsonaro, na nossa opinião, representa o atraso do atraso do atraso desse país, um aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, um homem da falsa fé cristã", prosseguiu o político, que ressaltou: "Nosso trabalho para derrotar Bolsonaro tem que ser a prioridade absoluta. Derrotar Bolsonaro é uma causa nacional, uma causa da pátria, uma causa dos democratas".

Disputa presidencial

Com 3% dos votos, o candidato do PDT, Ciro Gomes, ficou em quarto lugar nas eleições do último domingo. Ele foi escolhido por 3,5 milhões de brasileiros, ficando atrás de Simone Tebet , do MDB, quem recebeu 4,2% dos votos (4,9 milhões).

Conforme informou o Correio Braziliense, mais cedo, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que o partido estaria "marcando horário com o MDB e com o União Brasil", além do PSDB, a fim de tratar sobre um possível apoio a Lula. O petista disputará a presidência com o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), em votação a ser realizada no próximo dia 30.