Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

Partidos retomam negociações para escrever nova Constituição no Chile

Líderes políticos têm dialogado para escrever roteiro do novo processo constitucional do país

Redação Publicado em 13/09/2022, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidadão chileno deposita voto em urna de plebiscito - Divulgação / vídeo / Youtube / Estadão
Cidadão chileno deposita voto em urna de plebiscito - Divulgação / vídeo / Youtube / Estadão

Os partidos chilenos retomaram nessa última segunda-feira, 12, as negociações para elaboração de uma nova Constituição para o Chile, iniciadas na semana passada.

Reunidos no Congresso, na capital Santiago, os políticos escreveram o princípio do que virá a ser o roteiro do novo processo constitucional.

Segundo informações da AFP, no último dia 4; 62% dos cidadãos do país rejeitaram uma proposta de Constituição elaborada pela Convenção Constitucional, composta por membros escolhidos por meio de votação popular.

Entretanto, uma pesquisa realizada pelo instituto privado Cadem e divulgada na segunda-feira, 12, apontou que 67% dos chilenos são a favor da elaboração de uma nova Constituição.

Avanços no Congresso

Ontem, os parlamentares discutiram a possibilidade de implantação de um órgão que fique responsável pela redação da nova lei fundamental, cujos membros seriam eleitos pela população. Ainda não ficou claro, porém, quantas pessoas devem integrar o grupo.

Os congressistas também declararam que a redação deverá contar com o apoio de um comitê de especialistas, mas não definiram de que forma ocorrerá o processo.

"Vamos avançando a passos firmes", declarou o presidente da Câmara dos Deputados, Raúl Soto, conforme informou a agência de notícias.