Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / História

A partir de crânio, artista reconstrói rosto de jovem que viveu durante o século 7

A recriação do rosto da menina foi feita com base em um crânio encontrado na Inglaterra, em 2012

Redação Publicado em 20/06/2023, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosto de jovem recriado a partir de crânio e o crânio encontrado na Inglaterra - Reprodução / Hew Morrison / Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge
Rosto de jovem recriado a partir de crânio e o crânio encontrado na Inglaterra - Reprodução / Hew Morrison / Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge

Hew Morrison, que é artista forense, reconstruiu o rosto de uma adolescente que viveu no século 7 e pertenceu, provavelmente, à aristocracia. Ele recriou a face da menina baseando-se em um crânio que foi encontrado perto de Cambridge, na Inglaterra, em 2012. Os pesquisadores da Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge encontraram o crânio e outros objetos no mesmo local.

A adolescente de 16 anos foi enterrada com um raro artefato na região de Trumpington Meadows: um crucifixo de ouro, chamado de "Cruz de Trumpington". Na próxima quarta-feira, 21, a imagem será exibida junto aos itens encontrados em uma grande exposição que acontecerá no Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge (MAA).

"Cruz de Trumpington", encontrada junto do crânio da jovem - Crédito: Reprodução / Unidade Arqueológica da Universidade de Cambridge

Além da imagem e do crucifixo, os visitantes poderão ver itens que foram encontrados perto do pescoço da jovem, tais como alfinetes e a cabeceira decorativa da cama funerária. O artista reconstruiu o rosto da menina com as medições do crânio e dados de profundidade do tecido de mulheres caucasianas.

Porém, ele não obteve a cor exata dos cabelos e olhos delas, já que não houve uma análise de DNA, ainda assim o resultado dessa reconstrução mostra como poderia ser a aparência da jovem pouco antes da morte, de acordo com a Galileu.

Alimentação da jovem

O crânio da moça também permitiu que os pesquisadores descobrissem como era sua dieta. Uma análise dos ossos e dentes dela revelou que a adolescente se mudou aos sete anos da Europa Central para a Inglaterra, o que a obrigou a mudar seus hábitos alimentares. Ela passou a comer menos proteína graças a essa mudança.

A adolescente foi enterrada de um modo um tanto quanto curioso: deitada em uma cama de madeira que foi esculpida utilizando a cruz, as roupas finas que também foram encontradas e alfinetes de ouro. A causa da morte ainda é desconhecida, no entanto, análises anteriores indicam que ela sofria de alguma doença.