Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pegadas antigas sugerem uso de calçados por humanos há 148 mil anos

Pegadas identificadas na África do Sul podem sugerir uso de solados para proteção dos pés há 148 mil anos; entenda!

Redação Publicado em 11/09/2023, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Impressões de pegadas encontradas em lajes de pedra na África do Sul - Divulgação/Charles Helm
Impressões de pegadas encontradas em lajes de pedra na África do Sul - Divulgação/Charles Helm

Um estudo recente publicado na revista científica Ichnos sugere que o uso de solados para a proteção dos pés pode ser adotado por seres humanos há até 148 mil anos. As conclusões foram tomadas a partir da análise de antigas pegadas encontradas em lajes de pedra, bem-preservadas e encontradas em três lugares diferentes da costa da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Os vestígios analisados, no caso, não apresentam dedos, diferentemente de outras pegadas humanas descalças. Em vez disso, possuem extremidades arredondadas, margens nítidas e possíveis evidências de pontos onde tiras poderiam ser fixadas. 

Então, para testar a hipótese levantada, os pesquisadores produziram pegadas próprias utilizando sandálias semelhantes a pares de sapatos já identificados anteriormente, relativo ao povo indígena San, da África Austral. Vale mencionar ainda que a idade exata das pegads, porém, não foi concluída, embora estima-se que possua entre 79 mil e 148 mil anos.

Com os experimentos, os pesquisadores notaram ainda que o uso de calçados com sola dura em regiões com areia molhada produzia impressões de bordas nítidas, sem marcas de dedos, tal como os achados originais. Com isso, o estudo defende ainda que o uso dos calçados teria importância para a caça e até para a proteção dos pés ao escalar rochas pontiagudas, pelos nossos antepassados.

+ Mais antiga pegada humana é encontrada na África do Sul

Pegadas encontradas no sítio Kleinkrantz, na África do Sul
Pegadas encontradas no sítio Kleinkrantz, na África do Sul - Crédito: Divulgação/Charles Helm

Incertezas

De acordo com o Live Science, no entanto, os pesquisadores não são muito incisivos quanto a natureza das pegadas encontradas na África do Sul, apenas sugerindo que podem ter sido feitas por sandálias. Isso porque, apesar dos estudos, existe grande dificuldade em analisar marcações rochosas do tipo.

Além disso, outro aspecto que dificulta a afirmação é que nunca foram encontrados, até hoje, calçados da chamada Idade da Pedra Média. Nesse período, no caso, provavelmente as sandálias eram produzidas a partir de couro, e devido ao material, elas já teriam se decomposto há muito tempo. 

No entanto, sabe-se que o uso de calçados já é bastante antigo entre os antepassados humanos, sendo a indicação mais antiga do tipo, antes do achado recente, datada de 130 mil anos atrás: duas pegadas de crianças neandertais encontradas em uma caverna na Grécia.

O histórico de rastros de hominídeos pode ser tendencioso para a identificação de marcas feitass por indivíduos descalços. Portanto, o desenvolvimento de critérios para a identificação de rastros de hominídeos calçados deve ajudar em futuros esforços de interpretação", concluem os autores do estudo.