Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

Peixe que supostamente 'prevê' desastres é encontrado na véspera de terremoto no Chile

Encontrado morto em uma ilha chilena, gigante peixe-remo preocupou moradores locais antes mesmo do tremor

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/11/2022, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixe-remo encontrado no Japão - Divulgação / Twitter
Peixe-remo encontrado no Japão - Divulgação / Twitter

A aparição de um peixe-remo morto no litoral da ilha de Talcán, no Chile, preocupou a muitos moradores da região na segunda-feira, 7. O motivo é que, segundo crenças locais, esses animais, quando avistados em terra, trazem consigo o prenúncio de um terremoto.

Coincidência ou não, um abalo sísmico de fato ocorreu na região. No dia seguinte, um tremor de 5,3 graus na escala Richter foi registrado na zona central do país, a uma profundidade de cerca de 79 quilômetros, conforme informações do portal de notícias UOL.

Lenda japonesa

De acordo com a fonte, a crença tem origem em lendas oriundas do Japão. Segundo elas, quando um peixe-remo, conhecido no país asiático como Ryugu no tsukai ("mensageiro do palácio do deus do mar"), é avistado nos litorais, algum desastre natural ocorrerá.

Alguns exemplares da espécie inclusive apareceram em Fukushima e em cidades próximas antes do terremoto que devastou a região no ano 2011.

No entanto, a Rede Geocientífica do Chile destacou recentemente que "não há evidências científicas da relação entre esse peixe e terremotos, correspondendo apenas a uma lenda".

Considerado o mais longo peixe ósseo do mundo, o peixe-remo pode atingir os 17 metros de comprimento, podendo viver entre 200 e 1.000 metros de profundidade. Por esse motivo, é bastante raro que sejam encontrados na superfície terrestre.