Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pelé

Pelé pode ter nome incluso no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O Rei do Futebol faleceu em dezembro de 2022 e agora pode ser eternizado em importante livro do país

Isabelly de Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 07/02/2023, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé, o Rei do Futebol - Getty Images
Pelé, o Rei do Futebol - Getty Images

O eterno Rei do Futebol, Pelé, faleceu em 29 de dezembro de 2022, deixando um legado importante não somente no esporte. Agora, o maior jogador brasileiro pode ter seu nome eternizado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, um livro de aço que reúne importantes nomes da história do país.

O livro se encontra hoje no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Para que uma pessoa tenha seu nome cravado nele, é necessário que o Senado e Câmara dos Deputados aprovem um projeto de lei com o pedido de inclusão.

Desde sua morte, dois projetos tramitam no Senado para a inclusão do nome de Pelé no livro. Um foi proposto pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) e outro por Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que também propôs mudar o Dia Nacional do Futebol de 19 de julho para 29 de dezembro.

Livro histórico

De acordo com informações da Band, o livro existe desde 1992 e teve Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, como o primeiro herói reconhecido a ser registrado nele. Além dele, diversos outros nomes importantes da história do país estão inclusos na lista.

Fazem parte da lista, por exemplo, Dom Pedro I, Santos Dumont, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Getúlio Vargas, Antônio Conselheiro, Machado de Assis e Zuzu Angel. Na fila dos nomes não aprovados, estão Ayrton Senna, Luiz Gonzaga, Olavo de Carvalho e Dom Pedro II, entre outros.