Notícias » Mundo

Período de acasalamento: Jacarés tomam as ruas da Flórida

Avistamentos dos répteis vagando pela cidade devem continuar por mais alguns meses

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/04/2022, às 09h21

Fotografia de jacaré relaxando em quintal de casa na Flórida
Fotografia de jacaré relaxando em quintal de casa na Flórida - Divulgação/ Venice Police Department

É período de acasalamento dos jacarés no estado norte-americano da Flórida, e moradores tem se deparado com a assustadora visão dos répteis vagando pelas ruas da cidade com cada vez mais frequência. 

Conforme repercutido pelo USA Today no último sábado, 23, é esperado que os animais continuem se comportando assim até meados de junho. Eles estão atrás de parceiros para acasalar, mas também de comida. 

Embora as cenas de jacarés atravessando quintais e outras regiões urbanas causem alarme, elas não necessariamente apresentam perigo: a recomendação da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida é simplesmente que as pessoas fiquem fora do caminho das criaturas. 

De acordo com Frank Robb, um especialista em répteis entrevistado pelo USA Today, os jacarés não costumam mostrar agressividade em relação aos humanos. Já entre eles, a história é outra, e é possível que sejam presenciadas brigas entre machos disputando por uma fêmea. 

Confira abaixo imagens e vídeos dos animais vagando pela Flórida: 

Jacarés na cidade

Neste ano, o Rio de Janeiro também lidou com jacarés e outros animais silvestres (como cobras e gambás) fazendo aparições inesperadas em residências e locais públicos. 

De acordo com uma matéria da BBC deste mês de abril, ocorreram mais de mil resgates de animais perdidos na selva de concreto apenas entre janeiro e março de 2022.

As estimativas de especialistas, neste caso, é que o comportamento deles se deve à poluição e perda de habitats naturais decorrente da expansão das áreas urbanas.