Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pescador encontra explosivo de guerra de quase um século em Minas Gerais

Granada de morteiro foi encontrada às margens do Rio Grande, no município de Delta

Redação Publicado em 13/09/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bomba encontrada durante pescaria em Minas Gerais - Divulgação/Polícia Militar
Bomba encontrada durante pescaria em Minas Gerais - Divulgação/Polícia Militar

Um pescador residente da cidade de Uberaba, do triângulo mineiro, estava tendo um dia tranquilo de pesca até que, inesperadamente, encontrou um objeto que transformaria a atividade em uma grande preocupação: uma espécie de granada de morteiro. Após encontrar a bomba às margens do Rio Grande, no município de Delta, o homem e sua esposa o lavaram e, então, o levaram para casa.

Eu estava pescando e vi esse artefato no barranco, coberto por barro mesmo. A ponta estava aberta, então pensei que estava estourado. Pensei até que podia ser algo de colecionador, é uma coisa diferente, e levei para casa", narrou o homem ao g1. O objeto foi encontrado no último domingo, 10.

Foi já em casa, em Uberaba, que veio a verdadeira surpresa e susto do sujeito, que preferiu não se identificar: "Quando fui pesquisar o que era e avisei para a polícia, me explicaram que poderia não estar detonado totalmente. Era uma bomba de fragmentação."

Quando eu descobri o que era não quis nem mais encostar naquilo", alega ao g1.

Depois que o objeto foi confirmado se tratar de uma bomba, a Polícia Militar pediu aos moradores que deixassem o imóvel em que estavam, onde a bomba havia sido deixada sobre uma mesa na varanda, e uma equipe do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército de Uberlândia foi, na terça-feira, 12, recolher o artefato.

Então, o explosivo foi transportado até a área militar do Tiro de Guerra de Uberaba, e detonado com todos os procedimentos de segurança necessários pelo Grupo Antibombas da Polícia Federal.

Origem da bomba

De acordo com o setor de Relações Públicas do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército de Uberlândia, a bomba descoberta pelo pescador era "uma granada de morteiro de 81 mm usada na Guerra Constitucionalista de 1932". "Nossa região foi palco desse conflito, principalmente a região limite entre Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Rio Grande", acrescenta.

A Revolução Constitucionalista, por sua vez, foi um movimento liderado pelo estado de São Paulo em 1932 com o objetivo de retomar o poder democrático no Brasil e também de promulgar uma nova Constituição. Ele ocorreu após a chegada de Getúlio Vargas ao poder em 1930, que tirou a hegemonia paulista e mineira entre os presidentes.

+ Há 90 anos, acontecia a Revolução Constitucionalista de 1932

Além disso, a corporação do Exército ainda orientou o que deve ser feito caso outros artefatos semelhantes sejam encontrados: "Qualquer cidadão que encontrar um artefato explosivo não deverá tocar no material. Deverá de imediato contatar um Órgão de Segurança Pública que irá acionar o órgão competente pra realizar os procedimentos de destruição do artefato explosivo."