Notícias » Paleontologia

Pesquisadores descobrem espécie de pterossauro sem dentes no Marrocos

A nova descoberta chama atenção por características únicas do gênero, com semelhanças aos pássaros kiwi modernos

Wallacy Ferrari Publicado em 15/10/2020, às 07h47

Representação gráfica da nova espécie
Representação gráfica da nova espécie - Megan Jacobs / Universidade de Portsmouth

Uma equipe de paleontólogos da Universidade de Portsmouth em parceria com a Universidade de Bath, no Reino Unido, localizou impressionantes restos mortais fossilizados de uma nova espécie de pterossauro em Marrocos. O estudo, publicado na revista Cretaceous Research, revela que o animal possuía um bico longo, fino e sem dentes, semelhante ao de uma ave kiwi.

Na primeira avaliação dos pesquisadores, o grupo acreditava que o bico seria parte da espinha de um peixe — pelo comprimento e finura —, porém, a textura apontou uma característica única do animal. Com a altura estimada de menos de 80 centímetros, a nova espécie foi nomeada como “Leptostomia begaaensis”.

Representação gráfica reproduz bico e corpo do novo pterossauro / Crédito: Smith, Roy E., et al.

 

A semelhanças com as aves kiwi não se restringem as características físicas, pois a nova espécie também usava o bico para escavar o solo arenoso em busca de alimentos, como crustáceos e minhocas. O hábito para arranjar comida é diferente dos outros pterossauros, que abusavam da agilidade das asas para obter alimentos.

O co-autor do estudo, David Martill, explicou que a pesquisa teve um rumo novo a partir do reconhecimento do bico: "Nunca tínhamos visto nada como este pequeno pterossauro. A peculiar forma do bico era tão única que, no começo, os fósseis não eram reconhecidos como pterossauros", disse em comunicado da universidade.