Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Pesquisadores descobrem fósseis de dinossauro em obra ferroviária no Maranhão

Os restos mortais podem ser de um saurópode, conhecido por atingir mais de 10 metros de altura

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 09/10/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pesquisador realiza retirada de fóssil - Divulgação/Brado
Pesquisador realiza retirada de fóssil - Divulgação/Brado

Uma equipe de pesquisadores localizou fósseis de dinossauros que podem ter pertencido ao período Cretáceo, estimado entre 145 e 65 milhões de anos, durante uma escavação para construir um terminal ferroviário no município de Davinópolis, no Maranhão. Os restos mortais do animal teriam sido localizados a 9 metros do chão.

O material encontrado foi conduzido para análise de paleontólogos, que identificarão mais detalhes sobre o achado. Contudo, acreditam tratar-se de saurópodes, cujos dinossauros atingiam mais de 10 metros de altura com a cauda e pescoço de grande porte. Outros fragmentos ósseos menores foram localizados, mas permanecem sem identificação.

Parte do fóssil rodeado de pedra no Maranhão / Crédito: Divulgação/Brado

Este é o primeiro registro de fósseis encontrados na região, tendo a operação de retirada conduzida pelo professor e paleontólogo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Elver Luiz Mayer, que destinará a descoberta para estudos científicos e didáticos, além de auxiliar na regularização da descoberta.

Em entrevista à CNN, ele deu detalhes sobre o achado:

“Conforme avançamos nos estudos da área foi possível encontrar mais fósseis do que parece ser um grande exemplar de saurópode, um dos maiores grupos de dinossauros e animais terrestres já registrados na história da Terra. Agora, estamos focados na retirada dos materiais para estudo na universidade. Ao longo das análises poderemos afirmar se é uma espécie inédita ou já catalogada”.