Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Piada de Zelensky e condolências de Putin: Os desdobramentos após queda de avião na Rússia

Entenda como ocorreu o acidente aéreo e seus desdobramentos ao redor do mundo

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2023, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times

Na última quarta-feira, 23, a imprensa russa divulgou que um avião de pequeno porte havia caído em Tver, norte de Moscou. Horas depois do acidente, a agência civil de aviação do país notificou que Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, estava entre os dez passageiros.

Comandados por Prigozhin, o grupo de mercenários Wagner é conhecido por seu envolvimento em múltiplos conflitos, entre eles o mais recente contra a Ucrânia, que teve início em 2022. Composto majoritariamente de ex-militares, o “Exército Wagner” se tornou conhecido no mundo todo em junho deste ano, após a tentativa de um golpe de estado na Rússia.

Em razão do acidente aéreo, o site Aventuras na História separou os principais desdobramentos do caso:

1. Putin presta condolências

Prestes a completar 24 horas desde o acidente, o presidente russo, Vladimir Putin, se manifestou a sobre o ocorrido. Em um comunicado transmitido nas televisões nacionais, o ex-aliado de Prigozhin, ofereceu seus sentimentos à família do líder do Grupo Wagner. 

(Prigozhin) era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses", afirmou o presidente da Rússia em seu discurso.

Putin também reforçou que “é preciso esperar o que dirão os investigadores do caso” e que não está com pressa para obter respostas. Conforme repercutido pelo G1, o líder russo não mencionou o atrito recente entre ele e Prigozhin, em razão da rebelião organizada pelo Grupo Wagner contra o governo de Putin em junho de 2023.

O presidente Vladimir Putin /Crédito: Getty Images

Em sua fala após o motim, Putin chamou seu antigo amigo de “traidor”, mas mudou o discurso enquanto prestava as condolências a família do mercenário, ao chamá-lo de “empresário talentoso”.

2. Zelenski faz piada

Nesta quinta-feira, 24, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, também comentou o ocorrido. Durante uma entrevista em Portugal, ele afirmou que seu país “não tem nada a ver” com o acidente que matou Prigozhin, e acrescentou, em tom de humor, que os pedidos da capital ucraniana por um maior apoio aéreo foram mal interpretados.

Quando a Ucrânia apelou aos países do mundo em relação aos aviões, não era isso que queríamos dizer. Mas isso de alguma forma certamente ajudará [na guerra]”, disse Zelensky à BBC.

Conforme divulgado pelo portal O Globo, a primeira manifestação de Zelensky se deu durante uma entrevista coletiva, quando o mesmo afirmou que “o mundo todo sabe” quem é responsável pelo desastre aéreo, se referindo implicitamente ao Kremlin, sede do governo russo.

3. Biden também se manifesta

Horas depois do acidente, ainda no dia 23, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não se mostrou surpreso ao compartilhar sua impressão a respeito do acidente aéreo, mas esclareceu que não recebeu informações sobre o assunto, como divulgou o UOL.

Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas não estou surpreso. Não há muita coisa que aconteça na Rússia que (o presidente Vladimir) Putin não esteja por trás. Mas não sei o suficiente para saber a resposta", disse Joe Biden.

4. Investigações

A apuração sobre o motivo da queda do avião, que transportava o líder mercenário russo, Yevgeny Prigozhin, e outras nove pessoas continua em andamento, mas a trajetória da queda aponta para um evento trágico no interior da aeronave, como uma explosão.

O jato executivo Embraer Legacy 600 realizava uma viagem entre Moscou e São Petersburgo, quando em 32 segundos, despencou na região de Tver. Conforme repercutido pela Folha de S. Paulo, um documento da Flightradar24, que monitora o tráfego aéreo no país, apresentava condições normais de voo, quando algo levou a aeronave a perder altitude rapidamente e sumir do radar.

Vídeos de moradores da região, que afirmam ter presenciado uma explosão, seguida de queda vertical do jato, foram divulgados na internet, com supostas evidências de que um míssil teria causado a tragédia. Já o comunicado do Flightradar24 afirma que apenas um evento de grande magnitude no jato poderia ter causado sua queda.