Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra da Ucrânia

Poder militar-industrial russo trará 'vitória inevitável' na Ucrânia, diz Putin

Em discurso a trabalhadores de uma fábrica em São Petersburgo, Putin afirma que Rússia prevalecerá sobre Ucrânia na guerra

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/01/2023, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin, atual presidente da Rússia - Getty Images
Vladimir Putin, atual presidente da Rússia - Getty Images

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia e um dos homens mais temidos no mundo em 2022, afirmou na última quarta-feira, 18, em discurso a trabalhadores de uma fábrica de São Petersburgo, que produz sistemas de defesa aéreos, que o complexo militar-industria russo está elevando cada vez mais sua produção, e isso trará "vitória inevitável" do Kremlin frente à Ucrânia, em conflito que já dura quase um ano — que ele se refere como uma "operação militar especial".

"Em termos de alcançar o resultado final e a vitória inevitável, há várias coisas... É a unidade e a coesão do povo russo na Rússia e em outras nações, a coragem e o heroísmo de nossos soldados... e, claro, o trabalho do complexo militar-industrial e fábricas como a sua e pessoas como você", discursou Putin, conforme repercutido em texto da Reuters ao UOL.

A vitória está garantida, não tenho dúvida", disse Putin.
Vladimir Putin, presidente russo
Vladimir Putin, presidente russo / Crédito: Getty Images

De acordo com o presidente russo, ainda, as empresas de armas russas vêm fabricando, nos últimos tempos, aproximadamente o mesmo número de mísseis antiaéreos que todo o restante do mundo junto, sendo isso o triplo da produção estadunidense, segundo informações do UOL.

Valores russos na guerra

Em outro momento, Putin participou de um evento com veteranos de guerra, para celebrar os 80 anos do levantamento do cerco à Leningrado na Segunda Guerra Mundial, cidade esta bloqueada por 900 dias pelos nazistas, que eventualmente foram derrotados pela ainda União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Durante o evento, o presidente russo disse ainda aos veteranos que a Rússia lutava contra a Ucrânia para defender os russos énicos e falantes de russo, que estão, de acordo com Moscou, sujeitos à discriminação sistemática. Kiev, por sua vez, nega a afirmação e diz que os russos estão usando a Ucrânia como pretexto para se apropriarem de terras da mesma forma que colonizadores.