Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polícia

Polícia da Geórgia cria polêmica ao utilizar imagem de homem negro como alvo em treinamento de tiro

Autoridades pediram desculpas após o que chamaram de "erro inocente"

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 26/06/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de homem negro foi utilizada em treinamento de tiro - Dvivulgação / NBC News
Imagem de homem negro foi utilizada em treinamento de tiro - Dvivulgação / NBC News

O Departamento de Polícia de Villa Rica, na Geórgia, Estados Unidos, enfrentou críticas por usar a imagem de um homem negro como alvo durante um treinamento de tiro para civis. As autoridades emitiram um pedido de desculpas público após o ocorrido.

A corporação publicou fotos em sua página do Facebook, mostrando os participantes do treinamento mirando suas armas em alvos que retratavam um homem negro em tamanho real. Na imagem, o homem estava armado e usava um gorro.

Embora as fotos tenham sido removidas da rede social, capturas de tela foram compartilhadas e criticadas nas redes sociais, conforme relatado pelo jornal norte-americano NBC News.

Pedido de desculpas

Em resposta à repercussão, a polícia pediu desculpas por qualquer ofensa causada, afirmando que nunca teve a intenção de ser insensível, inflamatória ou ofensiva para qualquer pessoa.

Como destacou o portal de notícias UOL, o chefe de polícia de Villa Rica, Michael Mansour, explicou que alvos com homens negros são utilizados em todo o estado para treinamento e que, durante a aula, o departamento também utilizou outros alvos retratando pessoas brancas e asiáticas.

Segundo Mansour, o policial que compartilhou as fotos publicou apenas as dos alvos com homens negros, e isso foi um "erro inocente, mas ainda assim um erro". Ele ainda destacou que se recusa a aceitar que seja chamado de racista ou que o departamento seja considerado racista por causa desse erro.

O prefeito de Villa Rica, Gil McDougal, expressou seu constrangimento pessoal em relação às fotos e declarou que o incidente não reflete os valores da comunidade local. McDougal iniciou uma investigação no departamento policial.