Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peru

Polícia do Peru encontra múmia em mochila de entregador: 'namorada espiritual'

Ministério da Cultura do Peru declarou que os restos mortais mumificados são datados de 600 a 800 anos

Redação Publicado em 01/03/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais mumificados encontrados dentro de mochila de delivery, no Peru - Reprodução/Vídeo
Restos mortais mumificados encontrados dentro de mochila de delivery, no Peru - Reprodução/Vídeo

Na última terça-feira, 28, o Ministério Público do Peru emitiu um comunicado confirmando que a polícia local encontrou, no interior de uma mochila de um entregador de delivery, uma múmia datada de 600 a 800 anos.

Na semana passada, os agentes de segurança prenderam Julio César Bermejo, 26, responsável por guardar irregularmente o artefato, que já estava com sua família há 30 anos. 

Segundo informações da agência de notícias AFP, em entrevista para repórteres do Peru, Bermejo declarou:

Em casa, a múmia, a quem eu chamo carinhosamente de Juanita, fica no meu quarto e dorme comigo. Eu cuido dela e a mantenho. Ela é como minha namorada espiritual. Se me comporto mal, ela me castiga, puxa meu pé".

O Ministério da Cultura recolheu os restos mortais mumificados e, após análises, identificaram através da estrutura óssea do crânio que se tratava de um homem que morreu por volta dos 45 anos. Agora, as autoridades “ordenaram a custódia” do artefato pré-hispânico “a fim de proteger e preservar o patrimônio”. 

Outros detalhes 

A polícia encontrou a múmia durante uma patrulha no parque da cidade de Puno, região localizada nos Andes peruanos, área frequentada por Bermejo e os amigos. Em depoimento, ele alegou que o patrimônio arqueológico foi levado para casa por seu pai, quando ele “o pegou de um policial por dinheiro e depois se apegou”. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, o homem também esclareceu que nunca tentou vender os restos mortais, uma vez que os investigadores trabalhavam com a suspeita de contrabando, e que utilizava a mochila térmica porque seus “amigos queriam ver a múmia”.