Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Porca

Porca dá à luz 41 leitões e parte dos filhotes é adotada por outras fêmeas

Por falta de espaço, alguns dos leitões tiveram de ser amamentados por outras porcas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/04/2023, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Porca deu à luz 41 filhotes - Divulgação / Hernâni Funini
Porca deu à luz 41 filhotes - Divulgação / Hernâni Funini

Uma porca que vive em uma granja localizada em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, recentemente deu à luz um total de 41 leitões e, assim, precisou da ajuda de duas outras fêmeas para que todos pudessem ser amamentados.

Conforme informou o portal de notícias G1, a média de nascimentos para a espécie é de 14 animais por gestação, o que torna o parto em questão bastante raro.

De acordo com o veterinário sanitarista Anderson Simonato, que trabalha na granja integrada à Seara, como a porca só possui 14 mamilos, foi necessário dividir os leitões entre as três mães para assegurar boas condições aos filhotes.

Possível explicação

Simonato acredita que a fêmea pode ter tido uma superovulação e mantido todos os embriões, o que resultou no maior número de filhotes já visto pela equipe. Ele explicou que a superovulação ocorre antes da inseminação e depende de vários fatores, incluindo o bem-estar animal, as condições sanitárias e o melhoramento genético.

Apesar do número extraordinário de filhotes, o veterinário garante que a gestação causada por superovulação não prejudica a fêmea. Ele explicou que a fisiologia do animal só permite manter uma gestação num número satisfatório se o corpo do animal permitir. Se houver espaço limitado, alguns embriões podem ser reabsorvidos. O parto ocorreu em 27 de março e foi considerado um sucesso.