Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alexandre de Moraes

Posse de Alexandre de Moraes é marcada por defesa das urnas e aplausos

Com presença de Jair Bolsonaro e Lula, Alexandre de Moraes tomou posse na presidência do TSE nesta terça-feira, 16

Redação Publicado em 16/08/2022, às 22h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da posse de Alexandre de Moraes - Reprodução/Vídeo
Registro da posse de Alexandre de Moraes - Reprodução/Vídeo

Com 2 mil convidados, incluindo o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e Lula, Alexandre de Moraes tomou posse na presidência do TSE nesta terça-feira, 16. Além deles, o evento também contou com nomes como Temer, Dilma e Sarney.

Após um discurso marcado pela defesa a democracia e combate a fake news durante as eleições, Alexandre fora aplaudido de pé pelos presentes. Moraes enfatizou a segurança que as urnas proporcionam durante o sistema de votação. 

"Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse Alexandre de Moraes, conforme repercutido pelo G1.

Alexandre de Moraes também destacou a importância de entender a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de agressão.

Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, não é liberdade de destruição da democracia", disse ele.

Defesa da democracia

Empossado oficialmente como presidente do TSE, Moraes também empossou Ricardo Lewandowski como atual vice-presidente.

O discurso de Alexandre também foi marcado pela defesa da democracia: "A cerimônia de hoje simboliza o respeito pelas instituições como único caminho de crescimento e fortalecimento da República. E a força da democracia como único regime político em que todo poder emana do povo, e que deve ser exercido pelo bem do povo".