Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Olimpíadas

Prefeitura de Paris se mobiliza para revitalizar Rio Sena até as Olimpíadas

Considerado improprio para banhistas desde 1932, o Rio Sena está sendo revitalizado para sediar a abertura dos Jogos Olímpicos de 2024

Redação Publicado em 28/07/2023, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Rio Sena, em Paris - Getty Images
Imagem do Rio Sena, em Paris - Getty Images

Em 2024, será realizado em Paris os Jogos Olímpicos de Verão, para isso a capital francesa na totalidade está passando por transformações que possibilitarão a recepção de pessoas do mundo todo na cidade luz. Mas a maior competição já está acontecendo no Rio Sena. 

A organização do evento se comprometeu a fazer do corpo d’água o centro dos jogos, não só para as competições de esportes aquáticos, mas também para sediar a cerimônia de abertura. No próximo ano, o espetáculo, que tradicionalmente acontece no estádio olímpico da cidade escolhida, será no Sena, e estima-se que 600 mil acompanharão a cerimônia nas margens do rio

Conforme repercutido pela CNN Brasil, em 1900, quando Paris sediou os jogos pela primeira vez, todos os eventos de natação aconteceram no Rio Sena, mas poucos anos depois, em 1932, o governo proibiu que sua população se banhasse no rio em razão da baixa qualidade da água.

Em 2018, a cidade iniciou a revitalização das águas, por meio de um programa de 1,4 bilhão de euros (R$ 7,3 bilhões), conhecido como “Plano de Natação”. Segundo os especialistas, a revitalização do rio servira de legado dos jogos para a população, que poderá nadar nas águas novamente após as Olimpíadas

Aguá própria para banho

Em uma nota publicada no dia 10 de julho, a prefeitura de Paris comemorou a revitalização do Sena:

Nos Jogos de Paris 2024, os atletas vão inaugurar a natação no rio com as provas olímpicas. Um renascimento que abrirá caminho para o lazer aquático”, afirmou o comunicado. 

Segundo Nicolas Londinsky, responsável pela revitalização das águas do Rio Sena, o maior objetivo é reduzir ao máximo qualquer polição bacteriana por águas residuais, ou até mesmo impedir que esse tipo de detrito seja despejado na água. Para isso, a prefeitura está realizando manutenções nos encanamentos de toda a capital. 

Espaço de lazer

A prefeitura de Paris estima que três sessões do rio serão próprias para banho em 2025, são elas: Bercy, Bras de Grenelle e Bras Marie, em um comunicado a repartição explica como elas serão apresentadas à população: 

As zonas balneares serão sinalizadas por boias e um pontão para chegar até elas, com espaços para se trocar, tomar banho e guardar as suas coisas no cais”, afirma a nota.

Mas, alguns moradores ainda apresentam desconfianças em relação à qualidade da água: 

Não vou nadar agora, nem daqui a dois ou três anos. Olha a cor [da água], não sabemos o que tem lá dentro.”, disse uma moradora.

Mudanças Climáticas

Em uma entrevista à CNN, Anne Hidalgo, prefeita da capital francesa, afirmou que a revitalização do Rio Sena faz parte de um plano maior no combate às mudanças climáticas:

O que pretendemos com esta limpeza do Sena é a adaptação da cidade às mudanças climáticas. O Sena é um corredor de biodiversidade e uma fonte de resfriamento no verão”, explicou Hidalgo