Notícias » Mundo

Presidente de El Salvador anuncia primeira ‘cidade Bitcoin’, que deve ser construída na base de um vulcão

O país tornou-se o primeiro a considerar o Bitcoin como moeda oficial, em setembro deste ano

Isabela Barreiros Publicado em 22/11/2021, às 12h00

Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, faz anúncio da "cidade Bitcoin" durante evento
Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, faz anúncio da "cidade Bitcoin" durante evento - Divulgação/Youtube/Secretaría de Prensa El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no último sábado, 20, que planeja construir a primeira “cidade Bitcoin” no território, depois de tornar o país o primeiro a adotar oficialmente a criptomoeda no começo de setembro.

Bukele fez o anúncio durante um evento que já dura uma semana na cidade costeira de Mizata, cujo objetivo é justamente promover o Bitcoin. Segundo presidente, a nova cidade planejada "incluiria tudo".

"Áreas residenciais, áreas comerciais, serviços, museus, entretenimento, bares, restaurantes, aeroporto, porto, ferrovia — tudo dedicado ao Bitcoin", declarou o presidente salvadorenho, segundo a BBC.

A cidade deve ser construída na base do vulcão Conchagua, na região sudeste de La Unión. A expectativa é que o local aproveite a energia geotérmica da estrutura para abastecer suas atividades, sem cobrar impostos, apenas impostos sobre valor agregado.

“Invista aqui e ganhe todo o dinheiro que quiser”, afirmou Bukele. “Esta é uma cidade totalmente ecológica que funciona e é energizada por um vulcão”, completou o político, que não deu detalhes nem previsões sobre o início das obras da cidade.